quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Juízes da Corregedoria do TJMA terão nova forma de atuação

http://www.cnj.jus.br/noticias/judiciario/17804:juizes-da-corregedoria-do-tjma-terao-nova-forma-de-atuacao
publicado em  11/01/2012 - 08h30
Os novos juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça, Isabella Lago, Nélson Ferreira Martins Filho e Alice Prazeres, receberam do corregedor Cleones Cunha a missão de auxiliar na orientação, fiscalização e disciplina da Justiça de 1º Grau, no biênio 2012-2013. A forma de trabalho, porém, difere-se das gestões anteriores, quando os juízes-corregedores atuavam nos polos judiciários. Agora, essa divisão se dá por assuntos.
A atuação dos juízes auxiliares será da seguinte forma: Serventias Judiciais, Serventias Extrajudiciais, e Juízes. A juíza Alice Prazeres tratará de assuntos relativos às Serventias Extrajudiciais (Notas e Registros). Já o juiz Nélson Martins Filho tem a função de acompanhar o trabalho das Serventias Judiciais (Secretarias dos juízos e as secretarias dos tribunais, onde funcionam os serventuários do Poder Judiciário). Coube à juíza Isabella Lago atuar junto aos juízes de 1º Grau. “A priori fica assim definido, mas essa questão de atuar junto aos juízes fica, quando o corregedor assim determinar, a cargo de nós três”, observa Isabella.

A divisão das comarcas em polos deu-se na gestão do então corregedor Jamil Gedeon. Foram criados sete polos: Imperatriz, Pinheiro, Bacabal, São Luis, Chapadinha, Caxias e São João dos Patos. Apesar da reformulação do trabalho dos juízes corregedores, essa divisão não foi extinta e em outras atividades será utilizada.

 A juíza Alice Prazeres Rodrigues destacou a responsabilidade de trabalhar diretamente com as serventias extrajudiciais. “O trabalho já começou e vamos contribuir com as melhorias dos serviços jurisdicionais, em especial, com as serventias extrajudiciais, das quais estarei contando com o apoio”, frisou a juíza.

 “Deixei a cargo de cada um essa questão de trabalhar com assuntos específicos. E a escolha foi feita de acordo com a afinidade. Outras determinações, principalmente no que diz respeito aos juízes, serão discutidas em conjunto. Tenho plena confiança no trabalho de cada um de nossos juízes auxiliares”, destacou o corregedor-geral da Justiça, Cleones Cunha.

 A juíza Teresa Cristina Mendes, titular da 2ª Vara de São José de Ribamar vai auxiliar junto à Corregedoria Geral da Justiça durante esse primeiro semestre de 2012, a pedido do corregedor, principalmente, nas questões administrativas da Corregedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário