O Dia Mundial do Teatro é comemorado anualmente em 27 de março. Este ano, a Unesco atencipou as festividades e abriu a sua sede em Paris para receber dramaturgos africanos que exibiram seus trabalhos na última quarta-feira.
Entre os presentes estava a atriz, diretora e dramaturga Jessica Kaahwa, de Uganda. Ela é conhecida por usar o teatro para promover o desenvolvimento da comunidade. Kaahwa apresentou a estréia mundial de “Por palavras entre os olhos”. A peça, em um ato, foi criada especialmente para o Dia Mundial do Teatro.
Vida Abalada
A história se passa na república fictícia de Sarkina, que acaba de sofrer um longo e violento conflito. A peça aborda a forma como as pessoas tentam reconstruir a vida abalada por guerras.
O ‘teatro entra sutilmente na alma humana dominada pelo medo e pela desconfiança”, disse Kaahwa. Para a dramaturga, as artes cênicas “podem dar sentido à realidade cotidiana e abrir um mundo de alternativas para o indivíduo e para a comunidade”.
Teatro para o Desenvolvimento
O vice-chefe da missão da Unesco em Uganda, Filipe Odida, disse que o Dia Mundial do Teatro 2011 foca em produções africanas para mostrar a “rica e florescente” criação artística do continente, que foi amplamente revitalizada como resultado de novas tecnologias para gravação, edição, armazenamento e distribuição de som e imagens.
O Dia Mundial do Teatro foi criado pelo Instituto Internacional de Teatro em 1961. O Instituto tem como objetivo promover o intercâmbio internacional do conhecimento e da prática em artes cênicas, a fim de consolidar a paz e a amizade entre os povos
Fonte ; jornal Correio do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário