sábado, 26 de março de 2011

O sampaio correa completou 88 anos de fundação

O Sampaio Corrêa está em festa. A Bolívia Querida, fundada em 25 de março de 1923, completa 88 anos nesta sexta-feira. A família sampaína está radiante com o time na atual temporada. No Campeonato estadual tem 100% de aproveitamento e na Copa do Brasil já eliminou o Sport-PE, na primeira fase, e agora na segunda fase venceu o Santo André-SP por 3 x 2 e está a um empate da terceira fase para enfrentar o Palmeiras-SP.
O presidente Sérgio Frota, em nome de toda sua diretoria, com muita alegria, está saudando a todos os bolivianos. Há quase três anos (47 meses mais precisamente) no comando do clube, o dirigente diz que é com muito orgulho que está no cargo, resgatando a credibilidade e tentando recolocar o Sampaio no seu devido lugar.




FROTA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE ESTÁDIO

Como presente de aniversário, o Sampaio contratou quatro reforços (Rubéns, André Caldeira, Edson Brugão e Saulo). A melhor notícia, entretanto, é o contrato que o Sampaio Corrêa assinará nos próximos dias para a construção de um estádio para quatro mil pessoas, um ginásio coberto, quadras polivalentes, três campos de treinamento, uma sede funcional, com estacionamento e área de lazer para os associados.
O presidente Sérgio Frota convocará conselheiros e a grande torcida boliviana nos próximos dias para falar sobre o contrato e o início da construção.


UMA BELA HISTÓRIA

Ao longo dos seus 88 anos de existência, o Sampaio Corrêa Futebol Clube tem na galeria de conquistas dois títulos nacionais: campeão do Brasileirinho de 1972 e vencedor, invicto, da Série C de 1997. No Maranhão, a Bolívia Querida é recordista de títulos estaduais: 29 vezes campeã. Nos anais da história do futebol consta que o Sampaio é o único clube do Maranhão a participar de um torneio internacional oficial: a Copa Conmebol de 1998, terminando como 3º colocado atrás do Santos (SP) e do Rosário Central, da Argentina.
É sempre oportuno lembrar que o nome Sampaio Corrêa surgiu em homenagem ao hidroavião Sampaio Corrêa II, que aportou em São Luís, dia 12 de dezembro de 1922, sob o comando do piloto brasileiro Pinto Martins e do americano Walter Hinton. O avião tinha sido doado e por isso levava o nome - pelo senador carioca José Mattoso de Sampaio Corrêa, presidente do Aeroclube Brasileiro. Foram dois os aviões doados pelo senador: Sampaio Corrêa I e Sampaio Corrêa II, sendo que o primeiro pegou fogo, antes do segundo ser doado.
Os dois pilotos tentavam realizar a primeira ligação aérea entre as Américas, levantando vôo dos Estados Unidos para o Brasil. A vestimenta dos pilotos também deu origem ao primeiro uniforme do clube, pois o brasileiro usava camisa verde e amarela, em linhas verticais e o americano nas cores verde e branca. Ambos vestiam calça caqui. Essas cores foram utilizadas durante muito tempo no uniforme do clube.


FUNDAÇÃO

No dia 25 de março de 1923, na residência de Inácio Coxo, localizada em uma das ruas do bairro Lira, que dá acesso à Rua do Passeio, um grupo de jovens peladeiros, sob o comando de Vital Freitas e Natalino Cruz, resolveu criar a Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube, oriundos do antigo Remo F. Clube (1920), formado por operários e jovens de pés descalços, sendo escolhido para ser o seu presidente o desportista Abrahão Andrade. Como vice, o escolhido foi Luís Vasconcelos e João Almeida e Plasco Moraes Rego, na primeira e segunda secretaria. Valdemar Zacarias de Almeida como tesoureiro, Almir Vasconcelos como Diretor de Esportes e mais Manoel Brasil como auxiliar das diretorias foram os demais membros da primeira diretoria boliviana.
Nos últimos três anos, o Sampaio Corrêa vem sendo presidido pelo empresário Sérgio Frota. O vice-presidente do clube é Nílson Garcia.
No futebol, atualmente o Tricolor está disputando o Campeonato Maranhense e a Copa do Brasil. Com 100% de aproveitamento no Estadual e na segunda fase da competição nacional.



MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS E PRESENTE

Não há festa programada, apenas será rezada uma missa de Ação de Graças, hoje, às 18h, no CT José Carlos Macieira. Logo em seguida será servido um coquetel, com corte de bolo e as tradicionais velinhas, para marcar a passagem dos 88 anos de fundação do clube, que acontece hoje.

Como presente, a diretoria do Sampaio Corrêa resolveu presentear o time com a contratação de quatro reforços para tornar o Tubarão mais forte para o restante do Campeonato Maranhense e da Copa do Brasil. O primeiro a chegar foi Rubéns, ex-Vasco, Imperatriz e Cururipe (AL), que já está treinando. Ontem, às 14h, desembarcaram no Aeroporto Hugo da Cunha Machado o meia-esquerda André Caldeira e o atacante Edson Bugrão. À noite, chegou o lateral-direito Saulo.
André Caldeira atuava pelo Veranópolis (RS), mas antes jogou sete anos no futebol de Israel. Ele é Goiano, tem 30 anos, mede 1,78 e foi indicado pelo treinador Edson Porto, que em 2009 comandou o Sampaio.
O atacante Edson Bugrão foi recomendado também por um ex-técnico do Sampaio. Luís Carlos Winck. O atacante é paulista, tem 28 anos, mede 1,84 e por último estava jogando no Guarani (RS), pelo qual vinha jogando o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão. Sobre sua forma de atuar, Bugrão frisou que tudo depende do esquema a ser utilizado pelo treinador. “Tanto posso jogar como atacante de referência, como um pouco mais atrás. O importante é que tenho vocação para o gol”, frisou.
Quanto ao lateral Saulo, segundo o diretor de futebol Edvaldo Coelho, que o recebeu no aeroporto, trata-se de um jogador de 26 anos, que estava jogando o Campeonato Gaúcho. “Na verdade, ele nos pediu uma semana para visitar familiares em Recife”, contou o dirigente.
André Caldeira e Edson Bugrão foram as novidades no treino de ontem à tarde, quando foram apresentados ao técnico Sandow Feques. Saulo começa a treinar hoje.
Fonte; Sampaio correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário