quinta-feira, 10 de março de 2011

A cúpula judaica que condenou cristo

Os fariseus ,os saduceus e os herodianos, estes eram os partidos que compunham a cúpula judaica que condenou j. cristo.
Os fariseus pertenciam a mais influente das seitas do judaísmo ao tempo de cristo. Eram judeus ortodoxos, zelavam pela lei mosaica e por esse motivo observavam estritamente a lei e suas tradições.

Viviam uma vida superficial, e preocupavam-se com o externo.Eram os inimigos mais ostensivos de cristo,orientavam os homens a seguir regras que eles mesmo não conseguiam seguir.

Os escribas pertenciam amiúde ao partido dos fariseus ,eram membros de uma profissão altamente respeitada naquela época.

Reuniam a sua volta discípulos a quem instruiam sobre as possibilidades de interpretação da lei, pois eram estudantes profissionais da lei e de suas tradições. Também atuavam como advogados, e como juízes no sinédrio

Os saduceus , cujos membros provinham principalmente das classes mais abastadas e do sacerdócio, criticavam as tradições orais dos fariseus, não acreditavam na ressurreição corporal, no juízo futuro.

Eram os familiares dos sumos sacerdotes de Jerusalém, com interesses direto no aparelho de culto do templo e colaboravam com os governantes romanos.

Opunham-se ferozmente a j cristo, tanto quanto os fariseus.
Os herodianos eram um partido minoritário de Israel.

Eram malvistos pelos demais partidos pela ideologia que carregavam de conviver com o império romano.

O nome herodiano deriva do rei “Herodes o grande”, Rei da Judéia e da Galiléia, era um rei poderoso, criativo mas ao mesmo tempo um carrasco sanguinário, que mandou matar as crianças com menos de 2 anos, com o intuito de eliminar o menino Jesus.

Em breve síntese ,esse era o cenário político à época de cristo , o que teria levado esta cúpula a conspirar contra cristo e a matá-lo?.

Esse cenário político apresentado guarda alguma semelhança com o cenário moderno no Maranhão e no Brasil?

O controle do estado em mãos de famílias e de determinadas classes sociais lembra alguma coisa, em algum lugar que você conhece?

Nota: sinédrio- supremo conselho entre os antigos Judeus,compostos de sacerdotes,anciãos escribas,o qual julgava questões criminais ,crimes políticos etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário