sexta-feira, 25 de março de 2011

Governo inicia a de campanha de erradicação de tuberculose nos presídios maranhenses

A campanha de erradicação da tuberculose dentro dos presídios maranhenses foi deflagrada, nesta sexta-feira (25), no Complexo de Pedrinhas, pelo Governo do Estado e pelo Comitê Metropolitano de Tuberculose (formado por representantes da Prefeitura de São Luís e da sociedade civil). A ação faz parte da programação desenvolvida até o final do mês em todas as sete unidades prisionais estaduais.
A coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose, Rosany Leandra Souza Carvalho, explicou que pelo ambiente insalubre e de confinamento os encarcerados têm 25 vezes mais possibilidade de desenvolver a doença que a população que vive em sociedade. “Esta campanha tem como finalidade informar a comunidade carcerária sobre os sintomas, prevenção e diagnóstico da doença”, informou ela.
Os internos da Penitenciária de Pedrinhas assistiram a palestras e receberam material informativo para que possam atuar como multiplicadores das informações. A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca, principalmente, os pulmões, mas pode também atingir outras partes do corpo humano, como ossos, rins e meninges. É transmitida de pessoa para pessoa. Ao espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a.
Claudia Ribeiro, coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário do Maranhão, explicou que nas sete unidades prisionais do estado existem pacientes em tratamento. “De aproximadamente três mil encarcerados, 22 pessoas estão em tratamento. Para que este contingente não aumente, estamos fazendo exame de escarro logo nos primeiros dias de entrada do interno do presídio”, informou.
Os trabalhos de diagnóstico de tuberculose nos presídios acontecem desde 2005 e agora, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, estão sendo implantados o laboratório de baciloscopia e a sala de Raio-X em Pedrinhas. “Este trabalho de informação e o diagnóstico precoce vai nos ajudar a erradicar a doença dentro das unidades prisionais”, acredita o supervisor da penitenciária, Luiz Gonzaga Oliveira Melo. A baciloscopia é um exame realizado com o escarro do paciente suspeito de ser vítima de tuberculose.
fonte: vias de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário