Aluizio azevedo , escritor Maranhense que fez carreira no Rio de Janeiro ,desde muito Jovem mantinha contato com a literatura naturalista de émile Zola.
A influência que a obra do autor Francês exerceu sobre Aluisio foi decisiva para o desenvolvimento de sua carreira como o mais importante representante do naturalismo Brasileiro.
O naturalismo consistia em uma forma literária a partir da qual o autor tratava o romance como retrato direto da realidade social.
As descrições realistas apegadas ao cientificismo e carregadas de sentimento crítico colocavam em relevo as necessidades e desejos humanos.
A base do modelo literário formado por zola previa que o escritor fosse um observador atento de seu meio e que as obras literárias fosem capazes de desvelar nua e cruelmente os problemas e conflitos que fatalmente atingiam sempre os mais pobres e desfavorecidos.
Aluísio Azevedo embora tenha escrito muitos romances de inclinação romântica, não fez outra coisa em seus romances naturalistas.
São destes teor livros como o mulato(1881), casa de pensão (1884), o homem (1887) e o cortiço (1890)- as obras naturalistas de Aluísio resultam em um belo retrato da sociedade brasileira de fins do império.
FONTES:azevedo,A o cortiço,Rio de janeiro: Martins,
Cândido, A,. Literatura e sociedade:estudos de teoria e história literária,
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário