domingo, 13 de março de 2011

Aluisio azevedo e o naturalismo

Aluizio azevedo , escritor Maranhense que fez carreira no Rio de Janeiro ,desde muito Jovem mantinha contato com a literatura naturalista de émile Zola.

A influência que a obra do autor Francês exerceu sobre Aluisio foi decisiva para o desenvolvimento de sua carreira como o mais importante representante do naturalismo Brasileiro.

O naturalismo consistia em uma forma literária a partir da qual o autor tratava o romance como retrato direto da realidade social.

As descrições realistas apegadas ao cientificismo e carregadas de sentimento crítico colocavam em relevo as necessidades e desejos humanos.

A base do modelo literário formado por zola previa que o escritor fosse um observador atento de seu meio e que as obras literárias fosem capazes de desvelar nua e cruelmente os problemas e conflitos que fatalmente atingiam sempre os mais pobres e desfavorecidos.

Aluísio Azevedo embora tenha escrito muitos romances de inclinação romântica, não fez outra coisa em seus romances naturalistas.

São destes teor livros como o mulato(1881), casa de pensão (1884), o homem (1887) e o cortiço (1890)- as obras naturalistas de Aluísio resultam em um belo retrato da sociedade brasileira de fins do império.


FONTES:azevedo,A o cortiço,Rio de janeiro: Martins,
Cândido, A,. Literatura e sociedade:estudos de teoria e história literária,
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário