sábado, 8 de setembro de 2012

Documento garante atendimento de pacientes do Samu por UPAs

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) firmou, ontem, com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís o Protocolo de Atendimento e Fluxo de Encaminhamento de Pacientes entre as Unidades de Pronto Atendimento 24 (UPAs) do Araçagi, Parque Vitória e Itaqui-Bacanga e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o documento, os encaminhamentos serão feitos conforme a gravidade do paciente a ser diagnosticada de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Assim, o atendimento primário do usuário do Samu e sua remoção para as UPAs do Araçagi, Parque Vitória e Itaqui-Bacanga utilizará os protocolos de avaliação e classificação de potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento do paciente. Para tanto, a equipe do Samu utilizará a classificação das cores "vermelho", "amarelo", "verde" ou "azul", ou seja, do mais grave para o menos grave.

Poderão ser encaminhados para as UPAs os pacientes classificados em situação de risco "amarelo" ou "verde" (casos clínicos como dor abdominal intensa, febre alta e enxaqueca). Ainda de acordo com o documento, os usuários do Samu classificados em vermelho (casos graves, como infartos ou derrames) podem ser atendidos nas UPAs apenas para a estabilização imediata e permanecerão sob a responsabilidade do Samu, que deverá providenciar a remoção para as unidades municipais de referência, que são os hospitais Socorrão I, Socorrão II e Hospital da Criança.

Os pacientes classificados como "azul" - como constipação intestinal ou outras queixas crônicas que devem ter acompanhamento ambulatorial - não poderão ser encaminhados para as UPAs, pois poderão receber assistência do próprio Samu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário