sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mensalão: Barbosa já condenou 8 dos 11 réus-parlamentares

Mensalão: Barbosa já condenou 8 dos 11 réus-parlamentares
 
No 26º dia do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, da ação penal do mensalão, nesta quinta-feira, o ministro-relator Joaquim Barbosa concluiu o seu voto referente aos réus do chamado núcleo político que integravam o PTB e o PMDB, condenando também, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-deputado José Borba (PMDB-PR), atual prefeito de Jandaia do Sul.


Na quarta-feira, Barbosa já tinha enquadrado em corrupção passiva os ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ) — principal delator do esquema — e Romeu Queiroz (PTB-MG). No início da sessão desta quinta-feira, Jefferson, Queiroz e Borba foram considerados igualmente culpados do delito de lavagem de dinheiro, juntamente com o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri.
Núcleo político-partidário
Até agora — dos 11 réus do “núcleo político-partidário” que eram deputados à época dos fatos ou que ainda exercem mandato na Câmara dos Deputados — foram condenados pelo relator os seguintes: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Pedro Corrêa (PP-PE), Bispo Rodrigues (PL-RJ), Roberto Jefferson (PTB-RJ), Romeu Queiroz (PTB-MG) e José Borba (PMDB-PR). Todos eles por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Valdemar Costa Neto, Pedro Corrêa e Pedro Henry foram também foram enquadrados pelo ministro Joaquim Barbosa no crime de formação de quadrilha.
João Paulo Cunha, Pedro Henry e Costa Neto integram ainda a Câmara dos Deputados. Neste núcleo, o relator terá ainda de proferir a parte de seu voto referente aos seguintes réus, todos dos quadros do PT: Ex-deputados Paulo Rocha (PA), Professor Luizinho (SP) e João Magno (MG); Anderson Adauto, que era ministro dos Transportes á época dos fatos, atualmente prefeito de Uberaba; José Luiz Naves, ex-chefe de gabinete de Adauto; Anita Leocádia, ex-assessora de Paulo Rocha.
O ministro-revisor inicia, ainda nesta quinta-feira, a leitura do seu voto referente a esta etapa do julgamento, que só deve terminar na quarta-feira da próxima semana. Só no final do julgamento é serão discutidas e votadas as situações dos réus acusados pelo Ministério Público Federal de corrupção
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário