terça-feira, 9 de abril de 2013

Secretária Nacional de Segurança critica Polícia Militar do Rio por atos de corrupção





http://extra.globo.com/casos-de-policia/secretaria-nacional-de-seguranca-critica-policia-militar-do-rio-por-atos-de-corrupcao-8044489.html
pesquisa mostra que a polícia do Rio extorque mais do que o resto do país. Como a senhora viu esses números?
Essa pesquisa mostrou, de fato, que a PM do Rio é a mais corrupta no país. A Polícia Civil, não. É uma boa polícia, talvez a melhor Polícia Civil do Brasil. A perícia é um exemplo e o índice de casos solucionados é alto. Mas acho que a gente deve entender que o policial é recrutado na nossa sociedade, é um retrato dela.
A corrupção é culpa também da sociedade, então?
O crime de corrupção tem o lado ativo e o passivo. Não estou defendendo a polícia, mas a mesma sociedade que cobra que a gente melhore a polícia a corrompe. Acho que, se fizéssemos pesquisas com outros agentes públicos, também apareceriam índices altos de corrupção. Mas a polícia tem o dever de proteger o cidadão, então concordo que o policial deve ser punido com mais seriedade.
Recentemente, a Polícia Federal tem prendido PMs em operações. A PF é a corregedoria que falta à PM





seja esse o papel da PF, acaba, na prática, atuando como uma corregedora das outras polícias. Mas não é o papel.
O que o ministério tem feito para enfrentar o problema?
O Ministério da Justiça, por meio da indução de políticas públicas de segurança, recomenda a qualificação das ouvidorias das polícias nos estados, para que realizem trabalhos de prevenção, com estudo de casos, e não atuem apenas na investigação de crimes posteriormente. É importante investir ainda em palestras e treinamento dos policiais.
O que mais deve ser feito?
Acho importante o rodízio. Na PF, é uma realidade. De dois em dois anos, você tira o policial de lá. Você não pode deixar criar raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário