domingo, 14 de abril de 2013

Entenda como a procrastinação prejudica a sua vida

Entenda como a procrastinação prejudica a sua vida


procrastinacao
Um dos grandes problemas para a nossa produtividade é justamente a mania que possuímos de querer deixar uma tarefa que precisa ser realizada agora para depois.
Esse problema possui um nome procrastinação, que vem do latim procrastinatus: pro- (à frente) e crastinus (de amanhã). Então, um procrastinador é um indivíduo que evita tarefas ou que está evitando uma tarefa em particular.
O procrastinador sofre mais do que ele imagina, pois o alívio de não fazer uma tarefa dura apenas alguns minutos, pois em seguida já surge a preocupação de ter uma tarefa importante se atrasando. E esse sofrimento vai durar e aumentar tanto quanto o número de dias que deixar de fazer a sua tarefa importante. E esse stress todo vai prejudicando todas as áreas da sua vida.
Mas então é simples: não vou ser um procrastinador e pronto.
Não é tão simples assim…
O mais terrível é que nossa mente contribui imensamente com esse hábito ruim.
Como temos o comando primário de não gastar energia, nossa mente procura desculpas para não fazer coisas e encontra justamente no hábito de procrastinar um aliado.
Com isso, não muito raro, mesmo sabendo que uma tarefa é importante ou urgente, não a realizamos, procurando desculpas como, por exemplo, estar fazendo outra coisa menos importante, mas com certeza bem mais simples ou agradável do que a que deveríamos estar realizando.
Por isso é que corremos o risco de chegar ao final do dia e, apesar de termos trabalhado o tempo duro, não termos realizado as nossas tarefas mais importantes.
Mas como podemos vencer o hábito da procrastinação?
Em primeiro lugar, não seja tolo de achar que pode dominar a sua mente quanto a escolha de atividades, ela vai te sabotar com certeza. Mantenha um plano, uma agenda do seu dia sempre a sua frente, contendo em destaque as suas tarefas mais importantes. Crie um hábito de seguir o seu planejamento. Deixe as distrações e as tarefas mais agradáveis para somente depois de trabalhar no mais importante.
Depois, procure distribuir as suas tarefas importantes pela semana, mas dando oportunidade também de deixar espaços para os imprevistos e as tarefas do dia-a-dia que vão surgindo. Se mantiver um planejamento sempre muito amarrado, ele também vai sabotar os seus planos pois não vai conseguir ter mobilidade.
Por fim, procure valorizar o fato de você encarar os seus desafios desde já. Siga o slogan “Faça Agora”. Mesmo se não for possível realizar agora uma tarefa, pelo menos pare para marcar na agenda, escolhendo o melhor dia e hora para realiza-la.
Os ditados populares estão ai há séculos por justamente serem sábios: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”.
Então pare de procrastinar e mãos a obra.
Para mais dicas de produtividade, leia o livro “Mentes Eficientes” que você encontra aqui: bit.ly/11R5e3s
Na Amazon: bit.ly/WUNNHY
E para conhecer nossos treinamentos e palestras, acesse o nosso site em uprtc.com.br
Abraços,
Claudino Vicente.

Related posts:


  http://uprtc.com.br/blog/?p=154

Nenhum comentário:

Postar um comentário