sábado, 2 de abril de 2011

Conselho de Ética não aceita pedidos de explicação de Bolsonaro

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), negou ontem (31) pedido do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) para prestar esclarecimentos sobre comentários considerados racistas.

Diante da repercussão e das criticas às suas declarações, Bolsonaro encaminhou requerimento ao conselho para ter a oportunidade de “esclarecer dúvidas”, segundo informou a Agência Brasil. O deputado sustenta que ele não teria entendido as perguntas feitas a ele na televisão.

O presidente do Conselho de Ética negou o pedido de Bolsonaro por questões regimentais. Ao todo já foram protocoladas na Mesa da Câmara, nos últimos dias, seis representações contra Bolsonaro por causa das declarações feitas pelo ele no programa CQC, da Rede Bandeirantes.

Foram apresentadas uma série de perguntas sobre a ditadura militar e preconceito contra gays e negros. As respostas, segundo os audores das representações, têm conteúdo racista e homofóbico. A mesma interpretação é dada por manifestações contra o deputado que se espalharam rapidamente pela internet.

Caberá ao presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), decidir se encaminhará as representações à Corregedoria da Câmara para que o caso seja investigado. Caso isso aconteça, Bolsonaro terá direito de defesa.

Só depois disso o parecer será encaminhado à Mesa da Câmara. Ela decidirá então se encaminha ou não a representação ao Conselho de Ética para abertura de processo contra o parlamentar.

fonte:http://www.brasil.agenciapulsar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário