segunda-feira, 18 de abril de 2011

Governo retira indicação de Vannuchi para cargo na OEA


O governo retirou a indicação do ex-ministro Paulo Vannuchi para cargo na Organização dos Estados Americanos (OEA). A mudança ocorreu depois que a comissão emitiu uma recomendação para o governo suspender as obras do Usina de Belo Monte, no Pará.
De acordo com informações da Agência Brasil, Vannuchi era cotado para representar o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). O órgão é formado por sete juristas eleitos por mérito que representam os 35 membros da OEA. A comissão tem função apenas consultiva. Para exercer um cargo na entidade, a indicação é do Itamaraty.
A carta com a decisão do governo brasileiro não explica o motivo da desistência. Após receber a recomendação da OEA para suspender obras da hidrelétrica de Belo Monte no início de abril, o governo disse considerar o pedido “precipitado e injustificável”.
A recomendação da OEA foi uma resposta às denúncias sobre violações de direitos humanos feita por diversas entidades e organizações sociais. Comunidades indígenas e ribeirinhas não foram previamente consultadas sobre as obras que atingiriam a região onde vivem, argumentam as organizações.

Ag. Pulsar

Nenhum comentário:

Postar um comentário