segunda-feira, 18 de abril de 2011

Famílias de Eldorado dos Carajás lançam manifesto

Famílias de Eldorado dos Carajás Famílias de sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, lançam hoje (12/04) manifesto para marcar os 15 anos da tragédia, lembrando a impunidade dos responsáveis pelas mortes, e a luta pela Reforma Agrária no estado.


O manifesto relembra o massacre no qual na madrugada o dia 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores sem-terra, acampados em um latifúndio improdutivo de Eldorado dos Carajás, foram mortos pela polícia. Outras 69 pessoas foram mutiladas e centenas ficaram feridas.
Além disso, as famílias sobreviventes, pontuam 6 exigências: uma política de Reforma Agrária que confronte o latifúndio; o assentamento de quase cem mil famílias acampadas no país, em especial no Pará em áreas ocupadas por grandes empresas latifundiárias; uma política agrícola que preserve o bioma amazônico; a reestruturação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e recuperação de assentamentos com projetos sociais; a reparação política e econômica às famílias dos mortos do Massacre de Eldorado do Carajás e por fim, um novo modelo de desenvolvimento econômico e social para as regiões e para o Estado.
As famílias agradecem aos que foram solidários na denúncia do massacre e no pedido de justiça.
Até hoje, dos 144 policiais acusados pelo massacre, apenas dois foram condenados. Entretanto, ambos respondem em liberdade, beneficiados pelo segundo habeas-corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), este ano. (pulsar)

 AG. PULSAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário