quarta-feira, 27 de abril de 2011

A GOVERNADORA FALOU

Hoje finalmente a Governadora se pronunciou sobre a greve de professores e pela sua fala não pode-se esperar muita coisa .
A governadora diz-se democrática e aberta ao diálogo com os professores, desde que os mesmos acabem o movimento paredista.

Diz que o governo pagará o piso nacional, mas exigirão dos profesores, " o professor ganhará melhor mas exigiremos uma contrapartida ,melhores notas dos nossos alunos" diz mais "de que adianta dar salários se os nosos alunos são os últimos nos testes do MEC ,a fala da governadora revela aspectos importantes.
1) O conceito de democrático da governadora deve ser o mesmo dos militares quando ao final do período da ditadura, a tal "ABERTURA LENTA E GRADUAL" diz-se democrática e aberta ao diálogo desde que os professores acabem o movimento, enquanto isso todos os professores tiveram descontos em seus contracheques, mesmo aqueles que não estavam em greve, agora os referidos professores querem voltar para as ruas, quanta democracia.
2) Diz "do que adianta dá salário- " ( a idéia de dadiva), se os nossos alunos são os últimos nos testes do MEC, vê-se claramente que de processo educativo a governadora não compreende muito, pois a sua fala denota que a qualidade do ensino e a aprendisagem depende unicamente do professor, não deve saber que o estado do maranhão não tem projeto político pedagógico, que mais de 40% dos professores são em caráter precário, contratados, recebem cerca de $ 500,00, não tem formação específica para a disciplina que lecionam, isso fragiliza enormente a qualidade da educação, nas escolas não tem condição de trabalho, o professor tem que comprar até o pincel, não tem sequer uma máquina de xerox, mesmo particular ,para que se possa trabalhar textos,o professor tem que arcar do própio bolso, os professores são lotados muito distantes de sua residência, pois não há um banco de dados ou um programa para fazer essa lotação automáticamente, respeitando a relação geográfica de proximidade entre residência e local de trabalho,isso deixaria o professor em condições de dar uma melhor aula.
Há suspeitas de reservas de vagas na própia URE, é comum o professor ser mandado para uma escola, quando chega na referida escola não existe a tal vaga, aí o professor tem que procurar a escola para lecionar,se quiser trabalhar.

Os diretores da escola são os mesmoa há muitos anos, isso impede a oxigenação de idéias, de inovações, algo inerente a atividade educacional.

Na era da educação é inadimissivel que em uma sala de aula de uma escola pública o professor não tenha um notebook e um mini data shou, esses instrumentos , mais dvds filmes e livros de apoio agregariam qualidade as aula ministradas, diga-se de passagem que o governo não precisa dar esses instrumentos de trabalho para o professor, basta criar uma linha de financiamento, subsidiar, a responsabilidade de uso e manutenção é do professor, todas as disciplinas precisam ter livros didáticos.
Sobre esse tema temos neste blog uma postagem intitulada OS ESCRIBAS DO REI-OS MERCADORES DO TEMPLO- E OS USURPADORES DO POVO. É ASSIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário