segunda-feira, 18 de abril de 2011

o Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAOp-DHC) acompanha denuncias de violações de direitos humanos

Criado em 2006, por meio de resolução do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Maranhão, o Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAOp-DHC) tem atuado no auxílio às promotorias de Justiça de todo o estado nos assuntos que não são abrangidos pelos demais CAOps (Infância e Juventude, Meio Ambiente e Probidade Administrativa).

Além do apoio técnico, também são atribuições do CAOp-DHC coordenar a integração e o intercâmbio de informações e experiências entre as promotorias de Justiça que atuam nas mesmas áreas e o acompanhamento constante das ações do Ministério Público nas diversas comarcas, em especial aqueles referentes a casos de tortura.

De acordo com o procurador de Justiça José Argolo Ferrão Coelho, coordenador do CAOp/DHC há cerca de um ano, a maior parte das demandas que chegam ao Centro de Apoio Operacional referem-se a denúncias de tortura que, na maioria das vezes, têm como acusados policiais. Ainda no âmbito da estrutura policial, o CAOp tem acompanhado várias ações de promotores de Justiça que têm pedido a interdição de delegacias no interior do estado por falta de estrutura.

Apesar de ser um órgão de apoio aos membros do Ministério Público, o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Cidadania também está aberto ao atendimento à população. Casos de desrespeito aos direitos humanos e de tortura podem ser levados ao centro, que funciona no subsolo da sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Centro). O telefone do CAOp-DHC é (98)3219.1644.

Fonte MP-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário