quarta-feira, 27 de abril de 2011

Anistia Internacional discute violações de direitos humanos no país

O secretário-geral da Anistia Internacional, Salil Shetty, iniciou ontem (25/04) sua visita oficial ao Brasil para pesquisar temas relacionados a justiça criminal, impactos causados por projetos de infraestrutura e a violência policial.
A expectativa é que AI abra um escritório no Brasil nos próximos meses.
Na "Agenda de Direitos Humanos para o Brasil”, Anistia Internacional destaca cinco pontos que precisam de mais debates e discussões no país: o sistema de justiça criminal, a tortura, a impunidade, o desenvolvimento e o papel global do Brasil.

De acordo com esse documento, há preocupação com número de assassinatos cometidos por policiais e grupos de extermínio no país. Violações de direitos humanos cometidas durante implementação de megaprojetos também são citadas.

As obras realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 também são motivos de preocupação para as organizações de direitos humanos. Representantes da Anistia que visitaram o país no ano passado ouviram reclamações de diversas comunidades afetadas, como ameaças de despejos e falta de informações e consultas sobre as intervenções.

A Comissão da Verdade também está na pauta da organização, que se preocupa com a situação das pessoas que foram vítimas de perseguição política, principalmente durante a Ditadura militar no país. (pulsar/adital)


Fonte : http://www.brasil.agenciapulsar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário