quinta-feira, 19 de julho de 2012

Morte de jovens cresce 200% em dez anos no Maranhão

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/07/morte-de-jovens-cresce-200-em-dez-anos-no-maranhao.

 

A cada 100 mil habitantes, seis menores são assassinados no Estado.
Causas das mortes estariam relacionadas ao aumento da violência urbana.


Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) revelou que o número de homicídios de jovens cresceu quase 200% em dez anos no Maranhão, como mostra a reportagem do JMTV 2ª Edição.
Os relatos das mães revelam sofrimento pela perda dos filhos, assassinados de forma cruel. A cabelereira Josina Serra, por exemplo, teve o filho de 19 anos executado na porta de casa. O jovem tinha se envolvido com as drogas. A agente comunitária de Sáude, Marlene Gonalves, também ainda chora a morte do filho de 19 anos, assassinado há três anos. Ele vivia em conflito com a lei.
Os esforços das mães para evitar que os filhos se envolvam com drogas e crimes vêm esbarrarando em uma realidade assustadora - o aumento da violência urbana - que apresenta números cada dia maiores. Segundo o Mapa da Violência, divulgado nesta quarta-feira (18) com base em dados do Ministério da Saúde, o Maranhão não passou ileso pelas estatísticas. No ano 2000, a cada 100 mil habitantes, 2,3 menores morreram de forma violenta no Estado.
Uma década depois, o índice aumentou vertiginosamente. A cada 100 mil habitantes, 6,8 crianças e adolescentes foram assassinados no Maranhão em 2010. Apesar do número de homicídios de jovens ainda ser o quarto menor do país, o Estado tem a quinta maior variação do Brasil, com um aumento de 199,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário