quarta-feira, 25 de julho de 2012

Como funciona o esquema de agiotagem no Maranhão

http://www.marcoaureliodeca.com.br/

A polícia maranhense já sabe como funciona o esquema de agiotagem envolvendo prefeituras e outras instâncias da classe política e do poder público no Maranhão.
Sabe, por exemplo, que, para funcionar, o esquema conta com um braço na Polícia Federal, outro em setores da Justiça - estadual e federal – e de órgãos federais de controle e fiscalização.
Os agiotas agem em duas frentes: numa delas, financia campanhas eleitorais de promisores candidatos, dando garantias de que o pagamento só será feito em caso de vitória nas urnas - com dinheiro público, obviamente.
Na outra frente, a quadrilha se adianta às operações da Polícia Federal – devidamente informada por membros da própria PF – e oferece “serviço” para livrar os gestores enrolados, mediante pagamento.
É nesta frente que a polícia maranhense tem focado suas investigações.
O grupo, que tem como chefe maior o agiota Gláucio Alencar – o mesmo que, segundo a polícia, mandou matar o jornalista Décio Sá - age da seguinte forma:
Primeiro recebe informações de membros infiltrados na Polícia Federal e na Controladoria-Geral da União sobre ações em prefeituras e outros órgãos públicos que estejam sendo investigados por desvio de recursos públicos.
Em seguida, de posse de cópias da documentação sobre a ação – inclusive pedidos de prisão – outro membro da quadrilha  procura os acusados e toca o terror, exibindo os documentos que compropmetiam o gestor.
E oferece seus “préstimos” para livrá-los da eventual cadeia.
Segundo apurou o blog, esta negociação gira sempre entre R$ 200 mil e R$ 600 mil, dependendo do porte do órgão ou prefeitura investigada.
Garantido o negócio, com pagamento antecipado da primeira parte, o envolvido é simplesmente ignorado nas ações da PF e da CGU contra corrupção – e fica na dependência da quadrilha de agiotas.
Muitas vezes, o próprio Gláucio ”financia” o gestor enrolado, tendo a garantia de acesso aos recursos públicos do órgão ou prefeitura investigado pela PF.
Daí por que os cheques de prefeituras foram encontrados com ele…

Nenhum comentário:

Postar um comentário