quinta-feira, 26 de julho de 2012

Artista espalha desenhos gigantes em prédios de São Paulo

26/07/2012 06h30 - Atualizado em 26/07/2012 09h13

 

Três murais foram feitos nos bairros Paraíso, Consolação e Jardins.
Segundo coordenador do projeto, obras ficarão expostas até julho de 2013.

do G1, em São Paulo
11 comentários
Em cima de um andaime a dez metros do chão, o artista plástico Rui Amaral trabalha no seu mural feito na parede de um prédio na Av. Paulista (Foto: Victória Brotto/G1 SP)Em cima de um andaime a dez metros do chão, o artista plástico Rui Amaral (esq.)  trabalha no seu mural feito na parede de um prédio na Av. Paulista (Foto: Victória

Astronautas, globos terrestres e elefantes voadores pintados em prédios de cerca de 30 metros de altura chamam a atenção de quem passa nos bairros Paraíso, Consolação e Jardins, na cidade de São Paulo, desde a última quinta-feira (19).
Os personagens fazem parte de três murais pensados pelo artista plástico Rui Amaral, 51 anos. As obras estão sendo pintadas separadamente por ele e mais outros dois artistas plásticos na Avenida Paulista, Rua Amauri e Rua da Consolação.
O mural 'O entusiamo de Anunnaki', na Av. Paulista, em São Paulo (Foto: Victória Brotto/G1 SP)O mural 'O entusiamo de Anunnaki', na Av. Paulista,
em São Paulo (Foto: Victória Brotto/G1)
O projeto, que é financiado por duas empresas ligadas ao ramo cultural, quer levar ao paulistano aquilo que o artista chama de 'entusiasmo'.
E foi no intervalo do seu trabalho em cima de um andaime a 30 metros do chão que Amaral explicou ao G1 o que, afinal, quer dizer esse entusiasmo e o entrelace de cores fortes que ele acaba de pintar na lateral de um prédio de dez andares na Avenida Paulista. "O nome desta obra é 'O entusiasmo de Anunnaki'. Aqui, quero mostrar que a paz e a tranquilidade está dentro de cada um e, ao buscar esta paz, a pessoa conseguirá vencer os desgostos do dia a dia."
Segundo o artista, Anunnaki é o conjunto das grandes divindades do Universo nas culturas suméria, acádia e babilônica. No mural de Rui, o Anunnaki aparece como um grande austronauta em preto e branco. "Escolhi o austronauta para que se pense no tamanho do ser humano no Espaço. Ele lá em cima é nada. É uma poeira cósmica. E o Annunaki seria a grandeza do Universo que nos mostraria a pequenez humana e nos ensinaria o caminho da humildade."
Mural em preto e branco já está pronto na Rua da Consolação (Foto: Victória Brotto/G1)Mural em preto e branco já está pronto na Rua da
Consolação (Foto: Victória Brotto/G1)
A grande vantagem de criar uma obra assim, de quase 30 metros de altura, no meio da rua é, segundo o artista, a capacidade de impactar as pessoas que passam. "No meio de tanto cinza, esses desenhos coloridos chamam a atenção e fazem a pessoa refletir sobre a vida na cidade, sobre a correria e sobre o estresse que tomam conta de tudo."
O mural feito por Rui e por mais quatro grafiteiros no cruzamento da Avenida Paulista com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio ainda não está pronto. Segundo ele, o trabalho será concluído ainda nesta semana. "Estou contando para terminar no dia 27, porque 7 é o meu número da sorte." Segundo o artista, os três murais ficarão expostos até julho de 2013.
A obra na avenida Paulista fica no número 581. Já o mural da Rua da Consolação está pronto e fica na altura do número 2.000. O painel da Rua Amauri ainda está sendo produzido e fica no número 2881.
Globo terrestre é pintado em prédio na Rua Amauri, no Jardim Paulista (Foto: Victória Brotto/G1 SP)Globo terrestre é pintado em prédio na Rua Amauri

Nenhum comentário:

Postar um comentário