sexta-feira, 6 de abril de 2012

"Senhor das armas" é condenado

A justiça americana anunciou nesta quinta-feira (5) a pena para o ex-chefe da maior rede de tráfico de armas do mundo, que inspirou o filme “Senhor das Armas”. O russo Viktor Bout escapou da prisão perpétua, mas vai passar 25 anos na cadeia. O ‘Mercador da Morte’, como ficou mundialmente conhecido, foi condenado pelo Tribunal Federal de Nova York em novembro do ano passado.

Antes de se tornar o chefe da maior rede de tráfico de armas do mundo, Bout foi piloto do exército da antiga União Soviética. Segundo as autoridades americanas, depois da Guerra Fria ele passou a usar aviões de carga de uma empresa da qual era dono para fornecer combustível e armas para ditadores e terroristas.

Na lista de países para onde ele vendia armas estão Angola, Afeganistão, Congo, Libéria, Ruanda, Serra Leoa e Sudão. Viktor Bout foi preso em 2008 na Tailândia, depois de cair numa armadilha do serviço secreto americano. Os agentes se passaram por guerrilheiros das Farc e fecharam com ele a compra de metralhadoras e mísseis. As armas seriam para matar soldados americanos na Colômbia.

A história do russo inspirou o filme “O Senhor das Armas”, estrelado por Nicolas Cage e lançado em 2005.

No julgamento em Nova York, Viktor foi condenado apenas pela negociação com os agentes americanos. O advogado afirma que ele é inocente e que foi vítima de uma armação. Contudo, o máximo que conseguiu foi transferir seu cliente da solitária, onde estava preso, para uma cela comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário