terça-feira, 10 de abril de 2012

Presidente do Conselho de Ética abre processo contra Demóstenes

Do G1, em Brasília

Antonio Carlos Valadares tomou posse nesta terça (10) como presidente.
Demóstenes Torres terá 10 dias úteis para apresentar defesa ao conselho.

O novo presidente do Conselho de Ética, Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), aceitou na tarde desta terça-feira (10) a representação do PSOL contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e abriu processo para verificar se houve quebra de decoro parlamentar.
O PSOL pediu a abertura de processo no conselho após denúncias de que Demóstenes usou seu mandato parlamentar para beneficiar o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob suspeita de chefiar uma quadrilha de jogo ilegal. Devido às denúncias, Demóstenes anunciou sua desfiliação do DEM.
"Acato a presente representação. Determinando seu registro e a notificação do representado para que no prazo de 10 dias úteis contados da intimação pessoal ou por intermédio do seu gabinete apresente sua defesa prévia", disse o presidente do conselho.
Valadares afirmou que fez uma coisa "importante" ao aceitar o pedido. "Eu já fiz a coisa mais importante, aceitar a representação. O processo tem início aqui", disse o novo presidente.
A abertura da representação ocorreu pouco após a posse de Valadares como presidente do Conselho de Ética do Senado. Ele assumiu o cargo por ser o mais idoso integrante do conselho. A vaga pertencia, regimentalmente, ao PMDB, que não conseguiu indicar um integrante do partido para a presidência - o nome de Vital do Rêgo foi discutido, mas ele não aceitou abrir mão do posto de corregedor da Casa.
 
Posse do presidente do conselho
Ao assumir a presidência, Valadares afirmou que a comissão irá trabalhar no requerimento do PSOL, sem que haja impedimentos.
"Não haverá qualquer tentativa de impedir a tramitação conforme o padrão desta comissão e da minha vida pública", afirmou Valadares.
O líder do PSOL no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), um dos autores da representação, parabenizou Valadares e pediu empenho na análise da representação. "Este é um momento difícil para qualquer um de nós senadores, mas este é o dever da função pública", disse Randolfe.
O líder do PSDB, Álvaro Dias (PSDB-PR), afirmou que o partido espera apuração "rigorosa" dos fatos. "O nosso partido espera que o rito seja o mais rápido possível para que este conselho consiga propor o julgamento político da forma mais rigorosa que este processo exige

Nenhum comentário:

Postar um comentário