terça-feira, 17 de abril de 2012

Líderes anunciam ter assinaturas suficientes para instalar CPI mista

São necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.
Objetivo é investigar elo de bicheiro Cachoeira com políticos e empresários.


Líderes partidários no Senado e na Câmara anunciaram nesta terça (17) que já têm assinaturas em número suficiente para protocolar o requerimento de instalação da CPI mista (senadores e deputados) que investigará o envolvimento de políticos e empresários com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro pela Polícia Federal, acusado de chefiar um esquema de jogo ilegal em Goiás.
saiba mais
  • Do g1Brasilia
Na Câmara, já tinham sido coletadas até o início da noite 330 assinaturas dentre os 513 parlamentares da Casa, segundo o líder do DEM, deputado ACM Neto (BA).
No Senado, eram 60 assinaturas (dentre 81 senadores), de acordo com o senador Walter Pinheiro (BA), líder do PT.
Para criação de uma CPI mista, são necessárias, no mínimo, 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.
"No dia de hoje, já contabilizamos 60 assinaturas [no Senado]. O número tende a crescer, mas este número é mais que suficiente para que, no aguardo da junção das assinaturas da Câmara, possamos promover a entrada desde requerimento na Mesa do Congresso", afirmou Walter Pinheiro (BA).
Com a licença médica do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a presidência da Mesa do Congresso estará sob responsabilidade da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que é primeira-vice-presidente do Congresso. Caberá a ela convocar a sessão do Congresso para a leitura em plenário do requerimento de instalação da CPI.
Composição
Depois da criação da CPI, os líderes têm cinco dias para fazer as indicações dos membros. Os cargos mais cobiçados pelos partidos são os da presidência e da relatoria, que conduzem as investigações. Regimentalmente, esses cargos pertencem às maiores bancadas - PMDB, no Senado, e PT, na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário