terça-feira, 10 de abril de 2012

Cinco alunos são suspeitos de fraudar entrada em universidade no RJ

Alunos são suspeitos de usar matrícula de estudantes que desistiram da vaga. Unirio abriu inquérito para investigar se houve compra de vagas.

Cinco alunos de medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Unirio, foram afastados do curso sob suspeita de fraude.

A sindicância criada por ordem da reitoria da Unirio já começou a ouvir os funcionários da escola de medicina e cirurgia, principalmente os encarregados do departamento de matrículas.
Nesta terça-feira (10) serão ouvidos os cinco alunos suspeitos de fraudar a entrada na universidade, uma das mais tradicionais do Brasil e que está completando cem anos.
A direção da escola descobriu a irregularidade ao fazer a atualização de matrículas canceladas, ou seja, alunos que foram aprovados e desistiram de cursar medicina na Unirio.
Em fevereiro eram 15 cancelamentos. Em março, o número passou para 10, o que chamou a atenção. Numa checagem geral no sistema, a direção encontrou cinco nomes de alunos que estavam frequentando as aulas, mas não tinham passado no Enem. Eles usavam as matrículas de estudantes que desistiram das vagas.
Uma aluna estava na posição número 2.217 da lista de espera. Os cinco já foram afastados das salas de aula do primeiro período de medicina. Entre os alunos que estudaram muito para passar num concurso onde a disputa chega a 60 candidatos por vaga, a fraude é motivo de indignação.
"A gente que estudou tanto para entrar numa universidade pública, se sente bem humilhado”, diz o aluno Guilherme Augusto Jorge.
A reitoria da Unirio encaminhou um ofício à Polícia Federal pedindo a abertura de inquérito para investigar se houve compra de vagas. “A gente está apurando para ver como é que isso aconteceu, pode ser de fora, ou ser dentro da universidade. Eu sinceramente como servidor vou ficar chocado se perceber que foi de dentro”, fala o reitor da Unirio, Luiz Pedro Jutuca.
  Fonte : g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário