terça-feira, 3 de abril de 2012

Reféns libertados pelas Farc reencontram familiares na Colômbia

O helicóptero com seis policiais e quatro militares libertados pela guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas) chegou na tarde desta segunda-feira (2) ao aeroporto de Villavicencio (110 km ao sul de Bogotá).
Os 10 homens, que estavam em cativeiro há mais de 12 anos, foram recebidos na pista por uma equipe médica e logo em seguida encontraram seus familiares em um salão privado. Os libertados percorreram a pista do aeroporto sorridentes, usando uniformes, e um deles estava com uma bandeira colombiana.
O ex-sargento do Exército Luis Alfredo Moreno, carrega uma bandeira da Colômbia ao chegar a Villavicencio, nesta segunda (2) (Foto: Fernando Vergar / AP)O ex-sargento do Exército Luis Alfredo Moreno, carrega uma bandeira da Colômbia ao chegar a Villavicencio, nesta segunda (2) (Foto: Fernando Vergar / AP)
Posteriormente, os ex-reféns serão levados de avião a Bogotá para um exame hospitalar.
A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, facilitadora da entrega, escreveu em sua conta do Twitter pouco antes da aterrissagem: "cantamos todos cheios de emoção no helicóptero".
Os 10 oficiais são os últimos que as Farc, a principal guerrilha do país, afirma manter sequestrados, apesar de continuar em seu poder um número indeterminado de civis, e a polícia denuncia que continua sem notícias de mais dois elementos que foram sequestrados.
Eles são os primeiros sargentos do Exército, Luis Alfredo Moreno Chagueza, Robinson Salcedo Guarín, Luis Arturo Arcia e Luis Alfonso Beltrán Franco, sequestrados desde1998; o primeiro sargento de polícia, José Libardo Forero, e os suboficiais de polícia, Carlos José Duarte, Wilson Rojas Medina, Jorge Humberto Romero e Jorge Trujillo Solarte, sequestrados em 1999. Também foi liberado o sargento-mor de polícia, César Augusto Lasso Monsalve, que se encontrava em poder das Farc desde 1998.
Participação brasileiraDois helicópteros brasileiros participaram da operação. Eles partiram esta manhã do aeroporto de Villavicencio, com uma comissão formada por por membros da Cruz Vermelha e três integrantes do coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, facilitadora da libertação
As Farc haviam se comprometido a libertar dez reféns no dia 26 de fevereiro.
O CICV, o CCP e o governo do Brasil já participaram de libertações anteriores de reféns das Farc, a principal guerrilha da Colômbia com cerca de 9.000 combatentes, segundo cálculos oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário