quinta-feira, 5 de abril de 2012

Passageiros denunciam negligência de tripulação de ferryboat

180 passageiros estavam à bordo da embarcação no sábado à noite (31).
Eixo central do ferry boat quebrou no meio da baía de São Marcos.


Passageiros que estavam no ferryboat que quebrou na Baía de São Marcos no último sábado (31), foram nesta quarta-feira (4) à Capitania dos Portos fazer uma denúncia. Eles acusam a tripulação do ferryboat Cidade de Tutóia de negligência.
Uma comissão formada pelos passageiros decidiu formalizar um documento na Capitania dos Portos. Eles cobram mais rigor na fiscalização do serviço de transporte pela Baía de São Marcos. “No pânico, pessoas pegaram e amarraram o colete na cintura, não botaram no pescoço. Se fosse um caso de ficar à deriva e ter que ir ao mar, essas pessoas iriam morrer, porque não sabiam sequer usar o cinto”, denunciou Silvia Serrão, outra professora.
Como a comissão  não tinha  nenhum compromisso agendado, não foi recebida pelo Capitão dos Portos. Uma oficial da Marinha ouviu a queixa dos passageiros.
Entenda o caso
O ferryboat Cidade de Tutóia saiu do Porto do Cujupe, no sábado à noite (31), com 180 passageiros à bordo. No meio da baía de São Marcos, faltando 5 km para atracar no Porto de Ponta da Espera, o eixo central da embarcação quebrou. Com apenas duas hélices funcionando, a água invadiu a casa de máquinas, causando pânico entre os passageiros.
Os professores universitários que utilizam o ferryboat duas vezes por semana para dar aulas no continente acusaram a tripulação de negligência. “Eles não avisaram a gente em momento algum sobre o que estava acontecendo. Quando nós olhamos para os lados, eles estavam todos de salva-vidas”, contou a professora Esmeralda Boaes, que estava à bordo na hora do incidente.
A embarcação já voltou a navegar com a permissão da Capitania dos Portos. “Quando nós chegamos lá, e nós chegamos junto com a embarcação, alguns passageiros ainda estavam devolvendo os coletes que eles tinham vestido, então eu acredito que a questão da segurança foi cumprida”, rebateu o capitão dos portos, Jair dos Santos Oliveira.
Esclarecimento
Em contato com a TV Mirante, a ServiPorto, empresa responsável pelo ferryboat, disse que havia na embarcação número de coletes suficientes para os passageiros. Informou também que os passageiros fazem um treinamento de segurança na saída do da embarcação

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/04/passageiros-denunciam-negligencia-de-tripulacao-de-ferry-boat.html

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