Boas vindas e boa leitura é o que desejamos a todos que acessarem este blog, aqui trataremos de temas variados, mas de interesse público e do público: direitos humanos, educação, cultura, segurança pública, política etc.
sábado, 10 de dezembro de 2011
Cristovam saúda aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem
Em discurso proferido em Plenário, na manhã desta sexta-feira (9), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou o aniversário de 63 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, comemorado neste sábado (10). O documento internacional visa à promoção e à garantia dos direitos fundamentais e da dignidade humana.
Ao citar e comentar alguns artigos da resolução, elaborada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1948, o senador observou que nem todos os direitos garantidos no documento são exercidos plenamente.
- O primeiro artigo diz que todas as pessoas nascem livres e iguais, em dignidade e direitos. Elas nascem iguais, mas logo depois se tornam desiguais, sobretudo, porque as pessoas nascem pela segunda vez na escola, que é o nascimento intelectual - disse o senador.
Cristovam constatou que a declaração possui artigos que "fracassam se não houver a clareza de que, para ter a igualdade, é preciso haver acesso absolutamente igual para a saúde e para a educação". Ele também disse que, se não valerem para todos, os direitos humanos não estarão sendo respeitados.
No mesmo discurso, o senador elogiou o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que estava na chefia do Executivo quando sancionou a Lei 012533, resultante do projeto de lei do Senado (PLS nº 171/2008), que fixa o dia 16 de março como o Dia da Consciência das Mudanças Climáticas.
Segundo Cristovam, esta data se destina ao debate, em todas as escolas e universidades brasileiras, em favor de uma consciência ambiental atenta à importância do desenvolvimento sustentável.
Da Redação / Agência Senado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário