sábado, 3 de dezembro de 2011

Assim acaba a greve da PM

O Prisco; um dos líderes da greve da PM começou assim ao anunciar a proposta do governo aos grevistas." mais uma vez o rebanho fez o Leão dormir com fome". A metáfora com componentes de parábula bíblica quer dizer que os grevistas PM, tiveram com o governo um embate desigual, poderia-se comparar com o "duelo entre Davi e Golias", onde o ungido de Deus faz o impossível,vence o gigante.E continua em sua didática exposição aos PMS, com o objetivo de convencê-los a aprovar a proposta feita pelo governo."Nós começmos do zero,começamos perdendo:Decretação de ilegalidade da greve; decretação de prisão de líderes, ameaça de deserção, ameaças veladas de invasão da assembléia legislaiva, negação em continuar sentando à mesa de negociação com negociadores de outros estados".

Agora temos como proposta do governo: Fim do RDE- Regime Disciplinar do Éxercito, o Maranhão é o último Estado da Federação a derrubar esse regime, nem o comandante das tropas do exército que estava no Maranhão acreditava que ainda vigorasse na Pm o RDE, instrumento da ditadura Militar, encaminhamento de projeto para anistia de todos os grevistas. Nenhuma transferência em função da greve, Carga horária de 40 hs semanais. Data base em março.Criação do código de ética da PM em substituição ao RDE, Lei de promoção, comissão paritária para negociar com o governo sobre os interesses dos trabalhadores PM.
EM seguida uma exposição da tabela salarial proposta pelo governo.
Os quesitos objetivos foram colocados pelos líderes e exaustivamente repetidos pela mídia, mais existem elementos simbólicos muito importantes nessa movimentação que devem ser lembrados.
1- A PM enquanto instituição reverá o seu comportamento diante da sociedade e dos movimentos sociais no cumprimento de sua missão institucional.
2- Estará mais forte e consciente de sua identidade, enquanto instituição, não mais servirá a grupos políticos que dominam o Maranhão há tanto tempo.
3 O seu apoio enquanto cidadãos com direito a voto será direcionado de forma diferente do que vinha sendo até então, emergiram dessa greve lideranças da própia instituição com condições de representa-los no parlamento. A sua visão acerca de parlamentares à "esquerda " será outro, vêem que é com eles que podem contar, diferentemente do que achavam até então.
4- A relação de subordinação na PM será mais humanizada e dentro da lei.
5- A disputa pela prefeitura de são Luís que se aproxima será influenciada
pela nova visão da PM Pós greve. Agora sabem que alimentaram os seus própios detratores muito tempo e que é hora de mudar.
6- A sociedade por sua vez percebe com mais clareza a importância da Pm e a necessidade de uma PM cidadã, pode está nascendo um novo marco de relacionamento entre sociedade e PM.
E assim acaba a greve da PM , mais uma manifestação clara de insatisfação da sociedade maranhense com ciclo de poder que insiste em se manter onde não pode mais ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário