sábado, 30 de março de 2013

O Maranhão da cumplicidade

 A tônica  pós eleição no Maranhão de norte  a sul foi   o sucateamento das prefeituras  pelo   administração que   findou,   e  a judicialização  desse  sucateamento pela administração que    inicia.
 Passados   3 meses  ninguém mais fala em judicializar    os desvios, isto é,  em questionar na justiça   os atos administrativos  da  gestão  anterior.


Esses  desmandos  das gestões anteriores  tem servido para justificar os  desmandos e descasos das administrações  que iniciam.
 
  Atraso no pagamento de servidores,   de fornecedores,    não fazer novas contratações de pessoal  , como prometido em campanha. etc


 Mas não precisa  ser nenhum mago da sociologia, ou      "profissionalizado"   da política para entender o que      leva   a essa  omissão.
 
 A oposição      e   a situação estão juntos e misturados  na vida e na política, nas práticas nada " Republicanas", para usar uma expressão  em voga na "oposição", quando no governo ,       a  antiga  "oposição"   retoma  as  práticas  clientelistas, fisiológicas, e patrimonialistas   que combatia ferozmente.


O caso da capital do estado  é sintomático,     o    discurso de  transparência e combate a corrupção foi usado a exaustão,     a   Judicialização  dos   desvios   e das práticas nada "republicanas" seriam  investigadas e   levadas    a justiça,   "doa   a quem doer". 
  A secretária de educação foi um dos alvos  principais desse  discurso, teria sido sucateada,  desviados milhões, enriquecido   muita gente, de fato  ,   percebe-se  a olho nu  essa verdade, mas cadê      as providências?

 O secretário de educação  Alan  Kardec,   indicado pelo  PC d B,  é  cria do Natalino Salgado, que  domina  a  Secretaria de  Saúde do município,    é  sogro de José Carlos  Sousa  e Silva, advogado e amigo da Família Sarney, também    é    parente de  Tatá  Milhomem, logo tem ligações com  Edson Lobão.

  Mas para além das conclusões  que  essas ligações    de parentesco e de amizades possam levar ,tem uma outra que se impõe ,   a lógica    da política Brasileira  é o patrimonialismo, quem está no   governo fica livre para  comandar os seus desmandos ,desde que  esqueça     , feche os olhos para os desmandos  que encontrou, e   essa ponte é feita  através  dessas  relações.

 Na secretária de   Saúde do Município de São Luís, o caos   era visível com    manifestações concretas , visíveis no tecido social, pessoas morrendo em Hospitais por falta  de leitos, por    falta de atendimentos,  falta de alimentação,  a população foi  chamada   a  ajudar  a resolver a situação  e  respondeu prontamente, milhares de toneladas de alimentos foram doadas.


O     SAMU  , serviço  médico de urgência, criado pelo ex prefeito Jackson Lago, fruto de  sua visão humanista  e socialista, foi    um alento a aflição de milhares de pessoas que acometidas  de  doenças não tinham como chegar aos hospitais, notadamente das periferias de São Luís.
 
 Na administração  Castelo, aquela que seria  "questionada judicialmente,"  esse serviço foi sucateado,  ambulâncias  quebradas  eram  vistas todos os dias nos noticiários, os  médicos e funcionários  desse  serviço em greve por falta de pagamentos, depois veio a tona que milhões  de reais    desse  serviço foram gastos com outras finalidades , nada "Republicanas".

O povo foi  convencido pelo  máquina de propaganda da administração que  inicia-se  que    a  administração anterior seria   responsabilizada  pelo  crimes de  "guerra" cometidos na Saúde.

O atual secretário de Saúde, Vinícius  Nina, ex diretor do   Hospital Dutra,  é lugar  tenente de Natalino Salgado,  reitor da UFMA,     um dos controladores da fundação Josué  Montelo, que movimenta milhões     da UFMA,  do  hospital Dutra ,  e de  outros órgãos públicos.

     .  Ocorre que o  Sr. Natalino Salgado , é  aliado de primeira hora do   Sr. João  Castelo, é irmão  do  ex-prefeito  Henrique Salgado,  que segundo a  imprensa cultivou boas relações,muito boas, com        a  administração  castelo.
 
   A   Doutora  Helena  Dualibe,  com forte influência na secretaria de Saúde,  é prima de  Ricardo Murad, ex vice prefeita na gestão Castelo, e ex secretária de  Saúde do município,  essa configuração de nomes  e interesses permitirá que haja
questionamentos sérios sobre a    gestão anterior?
 
 Fica  claro  que não haverá nenhuma  tomada  de decisão  "Republicana"  acerca  desses     milhões  de   Reais que não foram bem aplicados , pelo menos partindo do executivo,    resta uma esperança  ,   o MP estadual e  federal, afinal verbas federais também    jorram nos cofres municipais.
 
Resta evidente,claro   como a luz do sol ,que    no Maranhão  e  em  particular no município de São Luís não há  interesse  e nem  condições reais de haver mudanças verdadeiras,  no máximo   uma reforma   mal acabada onde possa acomodar  velhos  oposicionistas desempregados





Um comentário:

  1. Meu caro Glauber oportuna a análise, agora precisas conhecer as ações propostas pelas secretarias do prefeito Holanda Junior, que não foi discutida com ninguém, só os iluminados pois o povo só é chamada de 2 em 2 anos e veja quais eles irão cumprir só falta um mês. Temos urgentemente cobrar agora na construção da 5º conferencia das cidades, fazendo uma grande e profunda discussão dos rumos de São Luis, acho que que o seminário da FUNC com o Chico Gonçalves é um bom eemplo a ser seguido pela administração. Agora fui a reunião de comissão da conferencia da cidade na Seplan e não tinha nem uma gota de água pra gente beber é meu amigo é continuar acreditando em uma administração justa, não corrupita, democrática e transparente. Martins militante de defesa dos direitos humanos.

    ResponderExcluir