terça-feira, 5 de março de 2013

Sejap vai investigar fugas de sistema penitenciário dos últimos seis meses

Último caso aconteceu na segunda-feira (4).
Ex-vereador Júnior do Mojó também teria sido beneficiado.



A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) anunciou que vai investigar as fugas ocorridas entre junho do ano passado e janeiro de 2013 no sistema penitenciário do Estado. De acordo com a Sejap, entre os fugitivos, estão bandidos perigosos. (Confira a matéria completa no vídeo ao lado)
O último caso aconteceu na tarde da última segunda-feira (5), quando um assaltante que estava preso no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas (Cadet) fugiu quando era levado pelo diretor do presídio ao dentista. O ex-chefe de segurança da Cadet chegou a ser preso e autuado em flagrante por suspeita de facilitação de fuga, porque levou o detento sem nenhuma segurança.
O preso foi levado pelo então chefe de segurança da Cadet para realizar tratamento dentário em um consultório localizado na Cohab. No entanto, ele foi sem escolta, algema e não havia autorização do juiz de Execuções Criminais. O caso é investigado pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) da Polícia Civil.
“Essa foi a informação que a Sejap informou à Deic, que irá averiguar com a sua corregedoria, abrindo assim um procedimento administrativo contra seu funcionário. Ele foi autuado em flagrante e arbitrada fiança de R$ 1.360 e após pagamento de fiança ele foi colocado em liberdade, onde responderá o processo”, explicou o chefe de operações especiais da Seic, delegado André Gossain.
Até agora, não existe pistas sobre o fugitivo. “Sabendo que o conduzido era um preso de alta periculosidade, isso requer uma maior custódia de vigilância, deveria haver a solicitação de uma custódia especial, com todo o apoio necessário e isso nos estranhou. Assim como essa, existem investigações sigilosas por parte da Seic em torno de fugas que aconteceram no sistema penitenciário nos últimos seis meses”, afirmou o titular da Sejap, delegado Sebastião Uchôa.
De acordo com o secretário, o ex-vereador de Paço do Lumiar, Júnior do Mojó, que foi denunciado pelo Ministério Público como mandante do assassinato do empresário Mergeon Andrade, também teria sido beneficiado com uma saída se autorização do Presídio São Luís.
“Nós precisamos constatar a procedência, mas indício de que realmente aconteceram esses fatos. Tanto é que a secretaria adjunta da Sejap assim confirmou, junto com o superintendente e entendemos ser muito delicada a situação e não há outra medida, se não a correção com a substituição da direção em caráter emergencial e vamos apurar para verificar a materialidade desse ato e imputar a devida responsabilidade administrativa”, disse Uchôa.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente,
    deve ser feito principalmente uma Auditoria pela controladoria do Estado sobre os desvios, calotes, diárias. Se o Dr. uchoa deseja passar a limpo Abra a auditoria logo.
    Sejap vai investigar fugas de sistema penitenciário dos últimos seis meses

    ResponderExcluir