segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tribunal russo julga recurso da banda punk Pussy Riot

G1, em São Paulo

Um tribunal de Moscou julga nesta segunda-feira (1º) recurso apresentado pelo advogado de defesa da banda punk feminina Pussy Riot. Condenadas a dois anos de prisão por terem feito um protesto contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, numa catedral de Moscou, acompanham o julgamento.
Maria Alekhina, Yekaterina Samutsevich e Nadezhda Tolokonnikova, da banda Pussy Riot, acompanham julgamento a partir de uma gaiola de vidro. (Foto: Sergey Ponomarev / AP Photo)Maria Alekhina, Yekaterina Samutsevich e Nadezhda Tolokonnikova, da banda Pussy Riot, acompanham julgamento a partir de uma gaiola de vidro. (Foto: Sergey Ponomarev / AP Photo)
Maria Alekhina, Yekaterina Samutsevich e Nadezhda Tolokonnikova ocupam uma espécie de gaiola de vidro, trancada com algemas, em uma sala do tribunal.
O caso provocou indignação no Ocidente, onde muitos acusaram Putin de perseguir qualquer forma de dissidência. Para muitos russos, no entanto, as artistas são ávidas por publicidade e não ativistas pela liberdade.
Pelo menos uma das artistas, Yekaterina Samutsevich, pode ser transferida para uma prisão distante se o recurso for rejeitado.
Putin diz que não pressionou a Justiça pela condenação, e que não irá interferir de forma alguma no processo. Mas seu primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, manifestou-se pela libertação do trio, condenado por vandalismo motivado por ódio religioso.
As três integrantes da banda punk, que critica os laços do presidente Vladimir Putin com a Igreja Ortodoxa Russa, foram condenadas por uma corte distrital em 17 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário