quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estudo Nordeste Competitivo revela problemas nos Estados nordestinos



Rodovias, ferrovias, hidrovias e portos precisam de recuperação.
Estudo foi feito pela Confederação Nacional da Indústria.


Um mapeamento completo da região Nordeste foi feito para apontar as prioridades e os investimentos necessários para a modernização, recuperação e ampliação de rodovias, ferrovias, hidrovias e portos. Objetivo é garantir o escoamento da produção industrial e agropecuária nos próximos anos.
O Estudo Nordeste Competitivo foi feito pela CNI, Confederação Nacional da Indústria, e revela problemas sérios nos nove Estados nordestinos. Entre os mais preocupantes estão as rodovias da região. A ideia é identificar os problemas e propor soluções para adoção de medidas urgentes.

O estudo afirma que é preciso investir R$ 25 bilhões para garantir a circulação e o escoamento da produção dentro do Nordeste para outras regiões e, também, para o exterior. Segundo o IBGE o Nordeste responde por 13,5% do PIB, O Produto Interno Bruto que soma todas as riquezas produzidas no país. O estudo da CNI mostra que muito precisa ser feito para escoar a produção em condições ideais e evitar um colapso nos próximos anos. Os portos também preocupam. O Complexo Portuário de São Luís e o de Recife já operam acima da capacidade limite.
As ferrovias precisam de R$ 12 bilhões em investimentos. Apesar da construção da ferrovia Transnordestina, é preciso recuperar outros que estão em péssimo estado de conservação, como o trecho da Estrada de Ferro Carajás, que liga São Luís à Açailândia.

Para ler mais notícias do Maranhão, clique em g1.globo.com/ma. Siga também o G1 Maranhão no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário