domingo, 21 de outubro de 2012

Polícia investiga formação de milícias em São Luís

 
Formação de milícias é o novo foco das quadrilhas no Maranhão e desde ontem, os investigadores da Superintendência da Polícia Civil da Capital (SPCC) estão investigando essa nova onda de crime. Um dos casos mais recentes ocorreu, na noite de quinta-feira. Foram presos Dorivan José Ferreira, 29 anos, José Elielton Silva Bastos, 23 anos, Josenildo Ferreira de Oliveira, 30 anos, e Alex Ferreira Costa, 22 anos. Segundo informações da polícia, militares da Equipe da Albatroz, lotados no 8º Batalhão da Polícia Militar, prenderam a quadrilha, na Avenida Nova York, no Central Park, Araçagi. No momento da abordagem, eles estavam no interior de um veículo Fiat Pálio, placa não identificada. Em poder deles, foram encontrados dois revólveres calibre 38, uma escopeta calibre 12, com dois cartuchos e 12 balas calibre 38. Ainda foram apreendidos mais de R$ 4 mil em espécie.

Ao serem detidos pela PM disseram que estavam vigiando um terreno e o armamento era de uso do trabalho, pois a missão era não deixar o lote ser ocupado por invasores. Durante uma revista na escopeta ficou constatado que estava com a numeração ilegível e um dos revólveres com a numeração raspada. Todos foram levados para o plantão da Polícia Civil no Cohatrac onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Também serão investigados pela formação de milícias e em relação às armas serão periciadas pelos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim).

Milícias nas eleições

Esse tipo de crime foi constatado pela Secretaria de Segurança Pública ainda nas vésperas do primeiro turno das eleições municipais. Policiais prenderam cinco policiais militares e um civil do estado de São Paulo, na cidade de Santa Inês, acusados de trabalharem em campanha eleitoral para o candidato Ribamar Alves (PSB). Foram presos o primeiro sargento José Carlos de Lima, o cabo Carlos Alberto Arouck, os soldados José Waldir Martins da Cruz, Rodrigo Santos da Cunha e Rodney de Almeida, e o policial civil Reinaldo Uciel Pedroso. No dia da prisão, os policiais estavam em um carro alugado e descaracterizado, com armas de grosso calibre da Policia Militar de São Paulo, uma grande quantidade de munição, farto material de campanha do candidato Ribamar Alves (PSB), bandeiras do PCdoB, uma grande quantia em dinheiro e um caderno com anotações de nomes de lideranças e os seus respectivos valores a receber.

Ainda, no dia das eleições, o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, falou que entrou em contato com o Comando Geral da Polícia Militar de São Paulo, que informou não ter conhecimento do deslocamento desses militares para o Maranhão.

O secretário também informou que 12 policiais foram presos cometendo irregularidades eleitorais e podem ser punidos. Na cidade de São Raimundo Doca Bezerra, na microrregião do Médio Mearim, dois agentes penitenciários do Piauí foram autuados em flagrante durante uma blitz, fazendo a segurança pessoal de um candidato a prefeito em Esperantinópolis. Também nesse dia, um bombeiro militar, de nome não identificado, foi preso em Santa Inês na mesma situação. As outras prisões aconteceram em Davinópolis, onde cinco policiais militares do Pará foram detidos após denúncias. Todos foram autuados por porte ilegal de armas e formação de milícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário