domingo, 26 de agosto de 2012

Prefeito suspeito de corrupção em MG usa tornozeleira eletrônica

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/08/prefeito-suspeito-de-corrupcao-em-mg-usa-tornozeleira-eletronica.

Antonio Cordeiro e dois auxiliares são investigados por fraude em licitação e uso indevido de funcionários e máquinas do município de Coração de Jesus. Eles estão impedidos de voltar à prefeitura.

Na cidade do norte de Minas Gerais, Coração de Jesus, de 26 mil habitantes, o prefeito e dois auxiliares dele estão usando tornozeleiras eletrônicas. Aquelas que mostram por onde a pessoa está andando. No caso, é para impedir que eles cheguem perto da prefeitura. Eles foram afastados por suspeita de corrupção.

O prefeito, Antonio Cordeiro, o secretário de Obras e Transportes, John Kennedy Souza Versiane e o contador do município, Ângelo Pedro Neto, foram obrigados a usar tornozeleiras eletrônicas que vão monitorar cada passo deles.

Os três foram afastados dos cargos e são investigados por fraude em licitação e uso indevido de funcionários e máquinas do município em obras de construtoras particulares. O desvio das verbas públicas pode chegar a R$ 3 milhões.

A medida foi tomada porque, segundo a Polícia Federal, o prefeito, o secretário e o contador estariam ameaçando testemunhas e oferecendo propina para que empresários falsificassem provas.
É a primeira vez no país, segundo a Polícia Federal, que tornozeleiras são usadas num caso de investigação de fraude contra os cofres públicos. A medida substitui a prisão e, além de serem monitorados, os três estão proibidos de se aproximar uns dos outros e de frequentar a prefeitura e as secretarias do município.
“O sistema permite o acompanhamento físico em tempo real. Se os investigados violarem o parâmetro da decisão terão a prisão preventiva decretada pelo tribunal”, fala o delegado da Polícia Federal, Marcelo Freitas.
O prefeito Antonio Cordeiro informou que vai recorrer da decisão. O secretário de Transportes e o contador não foram localizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário