quarta-feira, 8 de agosto de 2012

MJ lança piloto do programa de redução da criminalidade violenta em Alagoas

De maneira inovadora no país, o Ministério da Justiça (MJ) lançou, no dia 27 de junho, em Maceió/AL, a experiência piloto do Pro-grama Brasil Mais Seguro. Por meio de um acordo de coopera-ção assinado pelos governos fe-deral, estadual e municipal, a iniciativa prevê o investimento de R$ 25 milhões por parte do MJ, para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à redução da criminalidade violenta na capital alagoana e em Arapiraca.
O programa deverá induzir e pro-mover a atuação qualificada dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal para redução dos índices de violência e
criminalidade. O plano de ação do projeto piloto terá atividades de fortalecimento da perícia forense e da Polícia Civil, controle de ar-mas e articulação com o Judiciá-rio, Ministério Público e Defenso-ria, além de policiamento ostensi-vo e de proximidade.
Alagoas irá receber recursos para compra de equipamentos como microscópio eletrônico de varre-dura, microcomparador balístico e maletas para vestígios papila-res. O estado também terá auxí-lio de peritos e policiais da Força Nacional para realizar os inquéri-tos e cumprir mandados de pri-são; implantação de bases mó-
veis e cursos de capacitação para policiais civis que irão atuar na investigação de homicídios e poli-ciais militares que fazem o patru-lhamento ostensivo.
No âmbito do Poder Judiciário, a ideia é criar a Câmara de Monito-ramento de Processos e Núcleos de Justiça Comunitária no bairro Vergel, ainda em 2012, e no bair-ro Clima Bom, em 2013. No lan-çamento do Programa Brasil Mais Seguro, também foram assinados termo de convênio para implanta-ção dos Projetos Mulheres da Paz e Protejo e a Portaria do Plano de Mobilização Nacional de Aerona-ves de Segurança Pública.
 Fonte: 
Fonte: Secretaria Nacional de Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário