terça-feira, 21 de agosto de 2012

GUERRA E PAZ ENTRE RAIMUNDO CUTRIM E ALBERTO FRANCO

http://blogdoedwilson.blogspot.com.br/2012/08/guerra-e-paz-entre-raimundo-cutrim-

O ANTES


Transcorria o ano de 2009, quando um duelo verbal entre o então secretário de Segurança Raimundo Cutrim (DEM) e o deputado estadual Alberto Franco (PSDB) tomou conta da Assembléia Legislativa e dos meios de comunicação.

O tucano Franco foi à tribuna e proferiu um rosário de insultos ao democrata Cutrim, acusando o secretário de armar um inquérito que expunha o deputado como suposto chefe de um esquema de corrupção no Hemomar.

A suposta sangria do dinheiro público no Hemomar envolvia tentáculos de Alberto Franco em vários municípios do Maranhão, com destaque para Cururupu, onde, coincidentemente, o irmão de Alberto, Junior Franco, assumiu a Prefeitura após a cassação de José Francisco Pestana.

As peripécias de Franco aconteceram nos governos José Reinaldo/Jackson Lago, quando o deputado, sem qualquer franqueza, vestia-se de balaio emplumado.

Outro dado importante para análise: Franco foi alcançado pelo inquérito de Cutrim após a cassação de Jackson, quando Roseana Sarney (PMDB) assumiu o governo e recompunha a base na Assembléia Legislativa.

Alberto Franco apressou-se em abandonar a balaiada e virou sarneísta novamente, mas sentia-se incomodado com as investidas de Cutrim no inquérito com gosto de sangue.

Após toda a encenação e muitos insultos desferidos contra o secretário de Segurança, Franco finalmente trocou o PSDB pelo PMDB, roseanou e a investigação no Hemomar cessou.

Em 2010 Alberto Franco não se reelegeu. A vaga dele na bancada tucana ficou Gardeninha Gonçalves, filha do prefeito João Castelo, ambos tucanos também.

Sem mandato, Franco foi premiado no governo Roseana com uma tal Secretaria de Assuntos Estratégicos, cuja finalidade ninguém sabe.

O DURANTE

Transcorre o ano de 2012. O agora deputado estadual Raimundo Cutrim e o secretário Alberto Franco estão do mesmo lado, ambos acusados de um suposto esquema de grilagem de terras.

Cutrim é citado como operador da grilagem, que teria a conivência do cartório de São José de Ribamar, sob controle de Alberto Franco.

As investigações seguem, com explicações de ambos os lados. Cutrim nega e Franco silencia. O ex-acusado de fraude no Hemomar está na iminência de ser degolado na secretaria estratégica de Roseana.

Ex-inimigos, são aparentemente na atualidade supostos cúmplices na fraude de terrenos.

O DEPOIS

Como grande parte dos políticos no Maranhão, Cutrim e Alberto lançaram os filhos na vida pública.

Concorrem à Câmara dos Vereadores de São Luís Cutrim Filho e Rômulo Franco.

Se os pais caírem, os filhos estão aí para seguir em frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário