terça-feira, 5 de junho de 2012

China e Rússia anunciam união na política em relação à Síria

Declaração foi feita durante visita de Putin a Pequim.
Países defendem saída negociada para a crise política do regime Assad.


Os governos da China e da Rússia estão unidos a respeito da Síria, anunciou o porta-voz da diplomacia chinesa, Liu Weimin, no dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, inicia uma visita oficial a Pequim.
"A respeito da questão síria, China e Rússia permanecem em comunicação e coordenação estreitas, seja na sede das Nações Unidas, em Moscou e em Pequim", disse Liu.
saiba mais
"A posição das duas partes é clara para todos: deve haver uma interrupção imediata da violência e o processo de diálogo deve ser iniciado o mais rápido possível".
"Membros do Conselho de Segurança da ONU, China e Rússia compartilham a mesma posição sobre estes pontos e são contrários a qualquer intervenção externa na Síria, e a uma troca de regime pela força", completou.
  •  
Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Hu Jintao, durante evento nesta terça-feira (5) em Pequim (Foto: AFP)Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Hu Jintao, durante evento nesta terça-feira (5) em Pequim (Foto: AFP)
Para Liu, a crise na Síria chegou a um "ponto crítico".
Os dois países vetaram duas vezes resoluções no Conselho de Segurança que ameaçavam o governo de Bashar al Assad com sanções desde o início do ano, mas apoiaram o plano de paz elaborado pelo emissário internacional Kofi Annan.


http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2012/06/china-e-russia-anunciam-uniao-na-politica-em-relacao-siria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário