segunda-feira, 26 de março de 2012

Projeto %u201CDê um chute nas drogas e marque um gol no futuroqualifica internos com curso de árbitros de futsal na CCJP

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/03/26/interna_urbano,111742/projetode-um-chute-nas-drogas-e-marque-um-gol-no-futuro--qualifica-internos-com-curso-de-arbitros-de-futsal-na-ccjp.shtml
O projeto "Dê um chute nas drogas e marque um gol no futuro", qualificou 10 internos da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) em Imperatriz - cidade distante 530 km de São Luís. O curso árbitros de futsal e treinamento esportivo foi ministrado pelo professor Braid Ribeiro.

O treinamento aos internos teve duração de 40h e contou dicas importantes para arbitragem dos jogos. O curso de qualificação foi realizado em parceria com a Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), contou com apoio dos pastores Paulo Roberto Martins do projeto "Cristo Liberta" e, de Juscelino Miranda, da igreja Nova Vida e do Conselho Carcerário.

Os alunos foram treinados e receberam a certificação do curso de árbitro de futsal e treinamento esportivo na última quinta-feira (22), em uma cerimônia solene que contou com a presença do secretário adjunto de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo e, do superintendente de Controle e Execução Penal do Interior e do Gestor da Sejap em Imperatriz, Valmir Alves de Sousa.
Projeto Raiar da liberdade - O projeto "Raiar da liberdade" de Imperatriz tem beneficiado detentos do sistema prisional maranhense. De acordo com a juíza Samira Hiluy, da 5° Vara de Execuções Penais (VEP), ele visa diminuir o tempo de prisão, além de proporcionar uma nova profissão aos apenados.

O projeto desenvolvido no CCPJ - Imperatriz nasceu de uma parceria da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP) com a 5ª Vara de Execuções Penais e a empresa Bodim Bicicletas. "Todo trabalho e estudo ajudam a diminuir o tempo de prisão, é algo que reza a Lei de Execuções Penais (LEP). Além disso, o projeto contribui para a qualificação profissional deles e diminui a ociosidade dos presos", afirmou Hiluy.

O projeto "Raiar da Liberdade" consiste na montagem e manutenção de aros e rodas de bicicletas e, beneficia cerca de 15 internos. Os presos com penas elevadas são prioridades para ingressarem no projeto, por que são beneficiados com a remissão de pena, diminuição a ociosidade dentro da unidade e contribui para a qualificação profissional dos internos.

O superintendente de Justiça da SEJAP, Amaury Chaves, disse que esses projetos preparam o apenado para retornar ao convívio em sociedade e, destacou que para 12 horas de aula ou três dias de trabalho, um dia será diminuído no cumprimento da sentença.
Compartilhe
| Mais
Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário