sábado, 17 de março de 2012

A FONTE SECOU

http://www.oimparcial.com.br/blogs/aqui/
Símbolo turístico da cidade, a Fonte do Ribeirão encontra-se abandonada, precisando de uma reforma e em algumas carrancas nem água jorra

A cidade de São Luis é conhecida por suas belezas naturais e por ser Patrimônio da Humanidade, portanto possui vários monumentos históricos dentre eles a fonte do Ribeirão que atrai os turistas e a população local devido a sua beleza e calmaria. Porém, para grande parte das pessoas que visitam a área, a fonte precisa ser restaurada, no monumento podem ser encontrado recipientes de plásticos e roupas no chão, deixadas pelos moradores de rua, a pintura já está desgastada; em estado de degradação; e caso não exista a preservação da área a sua riqueza histórica será perdida.
A fonte do Ribeirão foi criada em 1796 e já teve dias melhores, os flanelinhas que trabalham nas proximidades da fonte dizem que ela está abandonada e cada vez mais se acabando. Algumas carrancas estão desgastadas pela ação do tempo e nem jorram mais água. Segundo a dona de casa, Ildemir Botão, o poder público deveria preservar esse local que guarda tanto da história da cidade. “Essa fonte está abandonada, ela já foi bem melhor, mais bonita. Na verdade a cidade está abandonada, os casarões estão caindo aos pedaços, São Luis vai completar 400 anos e o poder público não está fazendo nada”, disse Ildemir.
Outro problema que incomoda a população é a presença de alguns moradores de rua, que lavam suas roupas no local e deixam a área suja. “Aqui já foi mais bonito, pintado e organizado. E ainda tem os meninos de rua que lavam suas roupas na fonte, já passei por aqui várias vezes e frequentemente os vejo, é complicado”, comentou a dona de casa, Ângela Pereira.
Além de visitar a fonte do Ribeirão para apreciá-la, algumas pessoas vão até o local para relembrar o passado. O vendedor autônomo, Eduardo Ferreira, conta que costuma ir até a fonte do Ribeirão para matar as saudades da sua infância, mas declara que o lugar era mais bonito e que precisa melhorar. “Quando eu era pequeno vinha banhar aqui, a água saía forte das carrancas, agora nem sai mais água. Precisam preservar essa fonte, caso contrário ela vai se acabar e ela faz parte da nossa história”, disse o vendedor.
Mas há quem considere que a fonte era menos conservada e atualmente está em melhores condições. “Sempre que posso passo por aqui e na minha opinião antes era menos conservada, agora o que precisam fazer é renovar essa pintura, as carrancas porque nem todas estão jorrando água. Comparando com o que era a situação está razoável é bom que zelem pelo local”, afirmou José Luis Ferreira, comerciante.
HISTÓRIA:
A fonte do Ribeirão foi construída em 1796, pelo governador Dom Fernando de Noronha, para abastecer a cidade, tem o pátio revestido com pedras de cantaria. Suas janelas gradeadas dão acesso às galerias subterrâneas (antigas redes de esgoto) que formam verdadeiros labirintos que passam pelo centro histórico de São Luis. Em1950 a fonte fio tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Fonte do Ribeirão está situada entre as ruas dos Afogados e das Barrocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário