segunda-feira, 6 de maio de 2013

Série especial da Radioagência Nacional discute ressocialização dos presos

Brasília - Cerca de 550 mil pessoas cumprem pena em 1.400 instituições prisionais no Brasil. Apesar das notícias sobre o caos do sistema penintenciário no país, que convive com problemas como a superlotação e a corrupção, práticas positivas têm sido desenvolvidas procurando dar ao preso uma nova oportunidade. Nesta sexta-feira (22), a Radioagência Nacional levou ao ar a última reportagem da série especial sobre a ressocialização dos presos.
São cinco reportagens que abordam iniciativas educacionais, culturais e profissionalizantes para proporcionar uma reintegração dos detentos à sociedade. "Na nossa legislação, cedo ou tarde eles vão deixar a prisão e nós precisamos que eles saiam de uma maneira diferente. Mas essa transformação só será alcançada trazendo as políticas públicas para dentro do sistema prisional", diz Mara Barreto, coordenadora-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça.
Na série abaixo, conheça iniciativas que permitem aos presos pensar no futuro, através do ensino a distância, da capacitação profissional e das oficinas culturais e de outras iniciativas.
1) Estudo e trabalho são caminhos para recuperação dos presos
- Em meio a tantas adversidades enfrentadas pelo sistema prisional, algumas iniciativas servem de exemplo. Nesta primeira reportagem, são apresentadas algumas experiências positivas, como o Programa Começar de Novo.
00:00

2) Cultura pode contribuir para a ressocialização dos presos
- A oficina de música no Presídio da Papuda oferece uma nova oportunidade para os detentos. Em Rondônia, presos do regime fechado organizaram um grupo teatral.
3) Estudo é oportunidade de ressocialização dos presos
- Para os presos, a educação e o interesse nas oficinas profissionalizantes podem significar um novo lugar na sociedade.
4) Rejeição e preconceito perseguem o ex-presidiário
- Crime, prisão, polícia, rebelião... para muitos detentos, nada disso assusta mais que o preconceito. A discriminação e o medo são temas da quarta reportagem.
5) Medo e incerteza no futuro de um presidiário
- Futuro, palavra incerta para qualquer pessoa. Mas para um presidiário, muitas vezes, é sinônimo de medo. O que eles esperam conseguir em liberdade é o tema da última reportagem.
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/02/serie-especial-da-radioagencia-nacional-discute-ressocializacao-dos-presos

Nenhum comentário:

Postar um comentário