sábado, 4 de maio de 2013

Havelange renuncia á presidência da Fifa após denuncia de suborno

 
A Comissão de Ética da entidade descreve a conduta de Havelange como “moralmente e eticamente reprovável”. O dirigente é acusado de ter aceitado subornos em sua presidência
30/04/2013
Vivian Fernandes
da Radioagência NP
O brasileiro João Havelange renunciou ao cargo de presidente honorário da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O anúncio foi feito nesta terça-feira (30). O dirigente é acusado de ter aceitado subornos durante sua presidência, que durou mais de duas décadas. A Comissão de Ética da Fifa produziu um relatório em que descreve a conduta de Havelange como “moralmente e eticamente reprovável”.
A Comissão de Ética da entidade realizou uma investigação que envolveu a empresa de marketing ISL e os direitos de transmissão televisiva da Copa do Mundo.
O documento da entidade máxima do futebol mundial aponta que "quantidades significativas de dinheiro foram canalizadas para João Havelange (ex-presidente da Fifa), Ricardo Teixeira (ex-presidente da CBF) e Nicolás Leoz (ex-presidente da Conmebol), embora não haja indícios de que algum serviço tenha sido oferecido em troca por eles". Os valores pagos aos dirigentes entre 1992 e 2000 podem chegar a R$ 45 milhões.
Contudo, a Comissão de Ética da Fifa esclarece que eles não podem ser enquadrados criminalmente, em função da legislação da época na Suíça, sede da organização.
João Havelange presidiu a Fifa entre 1974 e 1998. Ele renunciou ao cargo de presidente honorário no último dia 18 de abril, mas a decisão só foi tornada pública no final do mês.
(Foto: José Cruz/ABr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário