quarta-feira, 15 de maio de 2013

Novos motins revelam boicote a Uchôa

http://blog-do-pedrosa.blogspot.com.br/2013/05/novos-motins-revelam-boicote-uchoa.html



Agora há pouco, estouraram dois novos motins simultâneos em duas unidades prisionais de Pedrinhas: o Centro de Detenção Provisória (CDP) e a Cadete (Centro de Detenção Provisória). Houve um quebra quebra generalizado, sob a liderança de um preso conhecido pela alcunha de "Ceará". Outros presos foram feitos reféns e o GEOPE e a Polícia Militar tiveram que se empenhar para conter o movimento, que terminou, mas deixou um saldo de pelo menos cinco feridos.
O preso "Ceará" é ligado ao líder da facção criminosa intitulada Primeiro Comando do Maranhão, e, segundo a Secretaria de Segurança, de dentro da Cadete, comandou a rebelião da Delegacia Regional de Pinheiro, em fevereiro de 2011, na qual seis detentos foram mortos brutalmente, quatro deles decapitados.
Desde que assumiu o comando da Secretaria de Administração Penitenciária, o Delegado Sebastião Uchôa enfrenta uma série de movimentos, que denunciam insatisfações do sistema com a sua presença à frente da gestão da pasta. Uchôa assumiu a Secretaria no início de março deste ano, sob forte resistência do sindicato dos agentes penitenciários, com quem manteve rusgas no período em que foi Secretário Adjunto do Sistema Penitenciária, no governo Jackson.
Fora motins, afastamento de vários diretores de presídios e 8 presos mortos, somente no mês de abril, O Secretário continua enfrentando a resistência do sindicato, que já pediu o seu afastamento ao Vice-Governador do Estado, mas tem o apoio da Igreja Católica e de várias entidades de defesa dos direitos humanos.
O boicote à gestão de Uchôa era esperado, mas revela a necessidade de mudanças no sistema prisional do Maranhão, onde organizações e facções criminosas ditam as cartas e tentam interferir na gestão do sistema. Superlotação, maus tratos, ausência de material humano qualificado, domínio de facções criminosas, são exemplos dos desafios que precisam ser superados pelo novo secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário