sábado, 4 de maio de 2013

A vida pacata do bilionário Jorge Paulo Lemann na Suíça

 
          

Personalidades

A vida pacata do bilionário Jorge Paulo Lemann na Suíça

No intervalo entre um grande negócio e outro, empresário leva vida simples em casa nos arredores de Zurique

 
Jorge Paulo Lemann
O empresário Jorge Paulo Lemann, filho de suíços, mudou-se para Zurique com a esposa Susanna nos final dos anos 90 depois de uma tentativa de sequestro dos filhos - Alan Marques/Folhapress
Quando não está fechando a compra de nenhuma grande empresa americana, como tem se tornado habitual, o empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann leva uma vida sem ostentação em um vilarejo próximo de Zurique, num dos cantões suíços cujo idioma é o alemão. A casa do empresário, localizada às margens do lago Zurique, ocupa uma vasta área arborizada e isolada da rua por um muro – destoando da paisagem local, onde as residências não possuem qualquer tipo de proteção.

Lemann, que é filho de suíço, mudou-se com a esposa Susanna para os arredores de Zurique depois que o carro que levava seus três filhos mais novos – o empresário é pai de seis – foi alvejado de tiros em 1999, em São Paulo. A tentativa de seqüestro das crianças Marc, Lara e Kim foi impedida pela blindagem do Passat que os levava e pelo treinamento em direção defensiva feito pelo motorista da família.
Leia ainda: Buffett e Lemann compram fabricante de alimentos Heinz
Após compra da Heinz, 3G divulga alta de 94% no lucro do Burger King


Hoje, o empresário vive com a esposa e o caçula Kim na casa próxima ao lago. Os mais velhos, Marc e Lara, estudam na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Junto com a esposa, que nasceu na Suíça, o empresário se locomove de bicicleta nos vilarejos da região, pratica esportes aquáticos no lago e, durante o inverno, frequenta o chalé da família próximo à elegante estação de esqui de St Moritz. O lago Zurique é conhecido como ‘costa dourada’ (Goldküste, em alemão), onde vivem celebridades como Tina Turner e endinheirados europeus.

Além de acompanhar, do conforto de sua casa, o desempenho de suas empresas pelo mundo, o bilionário intensifica as atividades de sua Fundação Lemann, criada para promover projetos de educação que beneficiem estudantes brasileiros, fortalecendo parcerias com universidades como a de St Gallen, cidade também próxima de Zurique. Em 2010, Lemann foi um dos palestrantes do St Gallen Symposium, evento econômico organizado pelos estudantes da universidade, conhecido por ser uma espécie de `Fórum Econômico Mundial de Davos` direcionado para jovens.

Os sócios de Lemann - e bilionários - Marcel Telles e Beto Sicupira também possuem imóveis na região. Nos balanços das empresas das quais são controladores, consta a informação de que seus endereços comerciais ficam na cidade suíça de St Gallen - e não no Brasil.

Os 10 mais ricos em 2012, segundo a Forbes

A soma das maiores fortunas globais é de 451,5 bilhões de dólares - aproximadamente o PIB da Argentina -, crescimento de 14% ante 2011. A diferença do primeiro para o décimo colocado (de 44 bilhões de dólares) entraria na quinta posição da lista

 
1 de 10

Carlos Slim, México, US$ 73 bilhões

Carlos Slim permaneceu pelo quarto ano seguido no topo da lista e está a US$ 1 bilhão de bater recorde Pelo quarto ano consecutivo, o empresário mexicano Carlos Slim é o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 73 bilhões de dólares. Sua fortuna cresceu cerca de 4 bilhões de dólares em 12 meses, mas ainda está 1 bilhão de dólares abaixo do recorde de todos os tempos. O Inbursa, grupo financeiro de Slim, foi o grande responsável pelo crescimento. Dono do grupo de telecom América Movil, que controla Net, Embratel e Claro no Brasil, ele aumentou seu mix de investimentos com a compra dos times de futebol Pachuca, do México, e Oviedo, da Espanha, no ano passado.




Recomendados para você


Nenhum comentário:

Postar um comentário