quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Delegado muda de sexo e surpreende família; 'a gente caiu duro', diz tio

Tio conta que ajudou Thiago de Castro Teixeira a se transformar em Laura.
Ela deve voltar de licença e atuar como plantonista na Delegacia da Mulher.



Delegada da Polícia Civil de Goiás, Laura de Castro Teixeira se prepara para enfrentar um grande desafio na carreira. No próximo mês, ela deve retornar às atividades na corporação como plantonista da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), em Goiânia, após tirar licença para fazer uma cirurgia de mudança de sexo. A agente também volta ao trabalho com um nome novo, já que se chamava Thiago de Castro Teixeira. A transformação surpreendeu até mesmo a família, que foi comunicada no final de 2011. "A gente caiu duro", afirmou ao G1 o artista plástico Vallmes Costa Teixeira, tio da agente.

A partir daí, Laura foi atendida por psicólogos que a ajudaram a entender e concretizar as mudanças. O processo culminou na cirurgia de mudança de sexo, no ano passado, quando tirou licença da corporação.
saiba mais

Decisão judicial aprova mudança de nome de transexual em Ceres, Goiás
Juiz autoriza primeiro casamento lésbico no civil em Goiás
Conselho de Medicina autoriza casal lésbico a fazer inseminação, em GO

Apesar do choque, Thiago, que era casado e tem dois filhos, recebeu o apoio da família para se transformar em Laura. “Começou o processo de separação [da esposa]. Ele não tinha nenhum “trejeito” feminino. Eu a ajudei na fase de transformação fazendo uma consultoria estética. Fomos trabalhando postura, roupa, maquiagem, cabelo e foi nascendo a Laura”, relata Vallmes.

Laura atuou como titular nas delegacias de Senador Canedo e Trindade, e foi chefe do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) em Porangatu, no norte de Goiás. Entre os casos que ela atuou está o da jovem de 23 anos, que foi queimada junto com o namorado, de 33 anos, e morreu no dia 30 de janeiro do ano passado. O crime aconteceu em uma chácara no município de Caldazinha, onde, de acordo com a polícia, uma garota de 20 anos jogou álcool e ateou fogo no casal por ciúmes.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Daniel Felipe Diniz Adorni, informou ao G1 que a delegada deve integrar a equipe da Delegacia da Mulher, mas não será titular.

“Nossa titular é a doutora Ana Elisa. Provavelmente, a delegada Laura vai compor a equipe de plantonistas da Deam. Ainda não está batido o martelo porque ela está se recuperando da cirurgia. Estamos esperando ela se sentir confortável para retomar suas atividades”, explicou Adorni.

Ele destaca que os trabalhos da delegada sempre foram valorizados dentro da corporação e que isso não deve mudar. “A partir de agora a delegada Laura continuará com o mesmo caráter de prestação de serviço. O conceito que tinha dele da sua vida funcional continua do mesmo jeito, para nós não muda nada”, pontua.
tópicos:

Goiânia

veja também

2 comentários: