sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Dificuldades do MA na área de inteligência preocupam governo

Uma preocupação no Palácio do Planalto em relação à solução da crise nos presídios maranhenses é o desmonte da área de inteligência da segurança pública estadual.
A avaliação no núcleo palaciano é que, sem a identificação exata dos chefes das facções criminosas, qualquer ação de transferência de presos para penitenciárias federais pode se tornar um fracasso.
O plano emergencial para o Maranhão anunciado nesta quinta-feira em São Luis pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, segue o modelo adotado anteriormente em outros estados, como Santa Catarina, que, na avaliação do governo federal, surtiu efeito.
Nas palavras de um interlocutor da presidente Dilma Rousseff, a eficácia do plano depende da implementação das propostas pela governadora Roseana Sarney, que coordenará o comitê gestor – com a participação de representantes do governo federal – criado para dar solução à crise.
Como a família Sarney é aliada do PT,  a presidente Dilma tem adotado muita cautela ao abordar os problemas dos presídios maranhenses, a fim minimizar o desgaste político da governadora.
Mas incomodou o Palácio do Planalto a resistência inicial de Roseana de aderir às medidas propostas pelo governo federal e de tratar o caso como uma questão política local. Também preocupa o governo o desgaste para o Brasil que o assunto provoca na mídia internacional.
Publicado às 13h16

http://g1.globo.com/platb/blog-do-camarotti/

Nenhum comentário:

Postar um comentário