sábado, 25 de janeiro de 2014

A Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, está abandonada. O monumento, um dos mais antigos da capital, sofre com o descaso do poder público e a ação de vândalos. Sem vigilância, algumas pessoas cercaram espaços e passaram a morar no local.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/01/moradores-de-rua-ocupam-fonte-das-pedras-no-centro-de-sao-luis.html

P

onto turístico foi edificado pelos holandeses entre 1641 e 1644.
Atualmente, tem bancos quebrados, paredes pichadas e sujas.



A Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, está abandonada. O monumento, um dos mais antigos da capital, sofre com o descaso do poder público  e a ação de vândalos. Sem vigilância, algumas pessoas cercaram espaços e passaram a morar no local.




Muitos visitantes passam diariamente pela fonte d'água em estilo arquitetônico colonial português, localizada na Rua Antônio Rayol. No entanto, a cena encontrada pelos frequentadores decepciona. "Até mesmo quem mora aqui, em São Luís, pega um susto. É muito grande o descaso que encontramos quando chegamos aqui. Na verdade, é muito triste", disse Maria do Carmo Pereira, moradora do Maracanã, que apresentava a Fonte das Pedras ao neto.

Lixo, bancos quebrados, paredes pichadas e sujas, além da falta de condições de uso dos banheiros, fazem parte do cenário encontrado pelas pessoas que visitam o ponto turístico. "A praça da fonte está toda quebrada. O cheiro, em algumas partes, é muito forte porque tem muita sujeira. O banheiro não dá para usar. É muito difícil. Só venho por causa da sombra das árvores", ressaltou Jeferson Pinheiro, que visitava a fonte.


Há pessoas morando na Fonte das Pedras
(Foto: Douglas Júnior/O Estado)Conforme os frequentadores, usuários de drogas que perambulam pela área contribuem com a precariedade da situação. No local, é comum encontrar roupas estendidas, caixas de papelão, que servem como cama, e indigentes dormindo em bancos, além de cercarem espaços para ficar e até morar. Até os peixes da fonte são constantemente roubados.

Se não bastassem os problemas, as luminárias da Fonte das Pedras estão quebradas, o que deixa o local na escuridão durante a noite, facilitando as práticas criminosas. "Não tem como ficar aqui quando tudo fica escuro. Só quem não tem medo mesmo, porque quase todos os dias acontecem assaltos. Os mendigos roubam quem passa por aqui para poder comprar droga", disse Lucas Cantanhede, frequentador da fonte.

Mutirão
Grande parte da manutenção da praça é feita por moradores da área, em mutirão. De acordo com Marcos Dias, voluntário, é difícil manter a Fonte das Pedras sem a ajuda do Governo Municipal. "Até a vassoura é nossa. A tampa do vaso sanitário fui eu quem arranjou. O sabão, os panos de limpeza, tudo. Se ainda está assim é porque eu ajudo, porque poderia estar pior", comentou.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou, por nota, que encaminharia uma equipe de iluminação pública ao local para avaliar as condições e adotar as medidas necessárias. A Fonte das Pedras, segundo informou a Fundação de Patrimônio Histórico (Fumph), recebeu intervenções há menos de dois anos. A Fundação tem o apoio da população para manutenção da limpeza e estrutura do local.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) ressalta que a Guarda Municipal está em processo de reequipamento.

Fonte
A Fonte das Pedras foi edificada pelos holandeses entre 1641 e 1644. O local também serviu como base para as tropas de Jerônimo de Albuquerque durante o período de expulsão dos franceses da capital maranhense. Em 1963, a fonte foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário