Largo da Forca Velha
No centro da Praça ostentava uma forca, onde eram executados os condenados. Foi por ordem do Ouvidor Geral do Crime, desembargador José Francisco Leal, em 1815. Já em 1849, passou a ser chamada de Praça da Alegria com certeza para tentar apagar o estigma do passado.
Hoje a praça é um centro de vendas de flores e um belo recanto para passar as tardes sentado em seus bancos para ler um livro ou mesmo passear sob sua frondosa arborização.
Localiza-se bem no centro da cidade com acesso fácil ao comércio da rua Grande e adjacências.
Largo do Carmo
Nesta praça aconteceu um dos mais importantes fatos históricos maranhenses, a batalha entre holandeses e portugueses, em 1643.
Este também foi o logradouro com grande movimentação social e eclético da cidade por muitos anos. Por ele passaram todos os movimentos políticos e sociais da cidade. Ladeada pela Igreja do Carmo, com suas escadas e fonte, e o Grêmio Lítero Recreativo Português, tendo ao seu centro o coreto de bares que viram a madrugada.
Seu nome foi dado em função do Convento e Igreja do Carmo, mas foi também chamada de Praça João Lisboa como homenagem ao mestre do jornalismo, João Francisco Lisboa, considerado um dos mais corretos escritores de nossa língua, e possui numa de suas alas a estátua francesa do escritor
http://nossomaranhao.wordpress.com/2010/01/22/historias-dos-nomes-das-ruas-e-pracas-de-sao-
luis/
Nenhum comentário:
Postar um comentário