02/11/2013 21h03
- Atualizado em
02/11/2013 21h18
No Piauí são 2.929 pessoas cumprindo pena por envolvimento com drogas.
Mapeamento das drogas foi realizado pela Corregedoria Geral de Justiça.
Cresce público feminino envolvido com tráfico e receptação de drogas (Foto: Assis City/Divulgação)
Dados do relatório do mapeamento das drogas em Teresina,
desenvolvido pela Corregedoria Geral de Justiça, revelam que o tráfico
de drogas é o motivo das 59% prisões envolvendo mulheres na capital.
Apesar de confirmar a predominância do público masculino neste tipo de
crime, 76% das prisões, a pesquisa apresenta um acentuado crescimento do
público feminino nas questões envolvendo venda e receptação de
entorpecentes, 24% dos casos.O percentual local no entanto confirma a tendência nacional da presença das mulheres nos crimes envolvendo drogas. No Piauí são 2.929 pessoas cumprindo pena nos presídios do estado, ou seja, uma pessoa em cada cinco presos está cumprindo pena por envolvimento com drogas.
Além de mapear a cidade de Teresina, apontada como o local com maior ocorrência relacionada ao tráfico de drogas, moradia de usuários e traficantes, o estudo mostra alguns dados interessantes, que irão contribuir para a implementação de Políticas Públicas para o setor.
As informações apuradas contribuíram também para definir o perfil do usuário e traficante de drogas da capital. Segundo a Corregedoria, eles caracterizam-se por ser jovens, pardos e com pouca escolaridade, ocupam profissões precárias e têm pouca perspectiva de reinserção na sociedade.
O estudo destaca que o crack predomina dentre as drogas apreendidas e motivadoras da prisão de traficantes em Teresina (61%), seguida da Maconha (25%) e da cocaína (11%), mas sempre com associação destas drogas. A pesquisa realizada a partir de dados dos processos em tramitação na 7ª Vara Criminal da capital. O período de levantamento foi de 20 de abril de 2012 a 14 de fevereiro de 2013, com 258 processos consultados.
Outros dados do relatório inédito realizado pela Corregedoria Geral da Justiça, será lançado às 10h desta segunda-feira (4), no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí.
tópicos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário