domingo, 24 de novembro de 2013

Histórias dos nomes das Ruas de São Luis II

Beco da Pacotilha
Denominada originalmente como Beco da Pacotilha, Quebra Costa e/ou Quebra Bunda. Rua estreita e irregular, próximo ao Largo do Carmo, foi chamada também de Rua João Vital de Matos.
O nome Pacotilha vem da existência de um jornal de repercussão na época: A Pacotilha, que funcionou num prédio de azulejos verdes de propriedade do Barão de Coroatá.

Beco da Prensa
Esta rua é a continuação da 14 de julho, que também recebeu o nome de Rua da Relação. Ficou assim conhecido, porque lá existiu uma prensa de algodão.


Ladeira da Calçada – Beco Catarina Mina
Também conhecida como Beco Catarina Mina. Essa foi a forma de homenagear Catarina Rosa Ferreira de Jesus, comerciante negra que viveu no local.

Ladeira da Montanha Russa
Próximo ao prédio da Prefeitura, na Praça Dom Pedro II, dá acesso à Beira Mar.

Assim conhecida em virtude do declive acentuado que possui. Recebeu outras denominações como Beco da Cadeia, por fazer lembrar uma antiga cadeia pública. Situada atrás da antiga capela São Luis Rei de França, facilitava aos presos assistirem às missas. Outros nomes se seguiram como Travessa da Intendência, Travessa da Prefeitura, Rua Zenóbio da Costa e Rua Newton Prad


http://nossomaranhao.wordpress.com/2010/01/22/historias-dos-nomes-das-ruas-e-pracas-de-sao-luis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário