sábado, 9 de fevereiro de 2013

Blindagem na sejap- "Não se briga com quem usa saia"

 A   Sejap, secretaria de justiça E  ad ministração penitenciaria  foi criada após longos anos de debate  sobre  a necessidade  de  criar uma secretaria   especifica para cuidar de presos no Estado do Maranhão.  Esse debate foi feito por entidades que     acompanham    a realidade carcerária no estado
 devendo ser lembradas      como pioneiras nessa  luta,  o conselho estadual de direitos humanos, sociedade de direitos humanos, OAB, pastoral carcerária  e  militantes  da causa penitenciaria.

   Depois de muita luta e discussões     finalmente  a secretaria foi criada, infelizmente    as entidades que    lutaram sempre  por essa  causa não apareceram  na " foto"    ,    não constam no rol de paternidade da    criatura. 

Eis que surge a     associação  de  Magistrados   que    aparece como a proponente da  criação da secretaria, fruto de oportunismo , já que não tinha nenhuma discussão acumulada sore  sistema penitenciário.

.  Pois bem a secretaria foi criada   mas   as  entidades  que    lutaram    sempre pela causa  penitenciaria no Maranhão não tiveram  influencia nas diretrizes  adotadas por  essa secretaria,  foi   o judiciário,    o maior intelocutor   da  atual secretaria, o resultado todos conhecem,   denuncias de toda  ordem.

  O  grupo de monitoramento   subordinado ao TJ  nada faz para combater o desmando da    secretaria, diante disso   esta sendo criada  uma  rede    paralela de acompanhamento   do sistema carcerário maranhense.  Essa rede  pretende informar  a sociedade, o CNJ,  e      o governo do estado sobre   a  real situação do sistema penitenciário.

 O  grupo de monitoramento se omitiu por exemplo sobre o desmonte    da estrutura     de  assistência    social criada pela secretaria  adjunta  de reintegração social ; criada pelo Frei Ribamar Cardos.,  um dos coordenadores da  APAC no Maranhão,  as coordenações de  saúde. odontológica ,  jurídica  ,   e  assistência  social em geral foram    entregues nas mãos dos diretores de unidades  prisionais  ,que  no mundo inteiro lutam contra  a ressocialização, um retrocesso jamais visto antes.
     
O frei Ribamar, ao se opor  aos desmandos   da atual  secretaria  foi  defenestrado,  humilhado,   ao ponto de ficar  sem  sala  para  trabalhar, pior  de tudo ,  foi traído por   assessores  diretos,   a ponto de  um desses  assessores, da  mais alta  confiança,  apresentar     para o frei      papel em  branco para que  assinasse ao meio de  outros documentos   verdadeiros.  foi rechaçado    e  desmascarado, o tal assessor.

    Rola um vídeo   na  cidade  com  imagens e sons de alta qualidade com  torturas    em uma unidade prisional, enfim  o  quadro da  atual gestão  é triste, mas ele permanece pelo menos por enquanto.


Mas     esse texto me lembra um "ditado" de  autoria de uma raposa da política brasileira e maranhense não se  briga com quem usa saia,  com padre  e  mulher.

5 comentários:

  1. Grande Agente MULAMBO!
    Esse teu blog é muito ruim, ou melhor dizendo, É PÉSSIMO!Mas tu esqueceu de falar que tu é Agente Penitenciário, e dos piores. Nunca exerceu, de fato, tua função! Talvez por medo ou vergonha. Se diz conhecedor da problemática penitenciária sem nunca ter trabalhado em um presídio! COVARDE!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico feliz que me classifique como um dos piores agentes, seria motivo de tristeza se considerado um "bom" por gente do teu nível, bom é quem mata preso, tortura, faz extorsão, aproveita-se d miséria alheia, quanto desespero por qual motivo?

    ResponderExcluir
  3. Como sabe meu nível? Está dizendo que o bom agente é aquele que mata, tortura e extorque? Percebeu algum desespero em minha fala? Acho que quem ficou desesperado foi você com a notícia de que era agente sem conhecimento da causa. Fala daquilo que nunca viu! Fala daquilo que deveria se orgulhar e sempre ataca. Ser agente penitenciário é honroso e não significa ser bandido, torturador como você acaba de generalizar. Não esqueça que lá, como em todas as profissões, tem gente boa e ruim, você é que escolhe o lado!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz,se eu fosse vc nao teria tanta esperança nessa nova adm.vindoura da sejap.ouvi falar que duas figuras já conhecidas pela incapacidade administrativa do sistema penitenciário estão de volta.Um é o ex diretor da penitenc.de timon,que nunca trabalhou lá,pois ia là uma vez por semana.O chefe de segurança era quem mandava là.dizem que aqui quando superintendente de justiça,fazia jogo duplo(Bispo/Frei).Tentou enganar o frei como já citado acima.(colocando papéis em branco para o frei assinar,sem que o frei soubesse do que se tratava.)por essas e outras é que to com um pé atrás.

    ResponderExcluir
  5. Será q o teu desespero é porque o frei te desmascarou? o sistema penitenciário é composto em s maioria por homens honestos e trabalhadores, mas uma minoria ruim domina o sistema, alguns assumem a sua postura ao lado do mal outros, como vc dá uma de bonzinho, e vai enganando, traindo, fazendo jogo duplo, mas como se diz há 3 coisas que n se escondem para sempre a lua, o sol e a verdade

    ResponderExcluir