quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O sistema Penitenciário Maranhense e os desafios

 O maranhão  está  as voltas   com  mudanças na secretaria de administração penitenciária, sai  Sérgio Temer  e  entra o Delegado  Sebastião  Uchôa, este  com passagens   anteriores  pelo sistema penitenciário, como  gestor.    O  que  entra ,  conta  com o apoio  de    entidades da sociedade civil, assim  como o que  sai   contou    um dia.
 O que sai   desprezou   esse apoio,   e essa  relação, preferiu outras  alianças, optou por   caminhar com       a  força  tradicional do sistema penitenciário, sindicato, associação ,  grupos      que  dominam o aparelho operacional do sistema  carcerário, o secretario que se despede priorizou também  as  relações institucionais     com o judiciário.
  As forças vivas da sociedade  entre as quais algumas  que operam no   sistema penitenciário foram    relegadas  ao passado, a segundo plano.
A  necessidade de  dirigir o sistema penitenciário de forma compartilhada com as forças da sociedade civil  fica mais claro  do que nunca, o estranhamento necessário   para provocar mudanças em uma estrutura tão viciada  vem     de fora,  da sociedade  civil organizada,.  dos militantes da causa penitenciária, o apoio do governo é  fundamental , mas não basta.

  O  gestor que chega  tem oposição no sistema penitenciário de um pequeno grupo  que tem uma liderança  negativa, nociva      e contrária  ao  aperfeiçoamento do sistema penitenciário,  mas que     por conta   terem  tido um certo controle institucional     do   sistema carcerário por um certo tempo  encontra-se desgastado, e muita gente   quer vê-los pelas costas.

 Assim  os  desafios   para  gerir o sistema penitenciário são grandes,   a responsabilidade     pelo   sucesso da empreitada está além dos muros das unidades carcerárias e   da  complexa burocracia  estatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário